Pular para o conteúdo principal

CAMPO BELO FAZ CAMINHADA PELO DIA CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL

Judiciário participou de mobilização para conscientizar crianças, adolescentes e a comunidade

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi lembrado na última sexta-feira, 18, na Comarca de Campo Belo, no Sul de Minas, com a realização de uma caminhada pelas ruas da cidade. 

Estudantes de escolas públicas e privadas, professores, representantes do poder público e pessoas que atuam na rede de atendimento à criança e ao adolescente do município se reuniram na praça central, durante a manhã de hoje, e saíram em caminhada, com cartazes chamando a atenção para o tema.


A mobilização teve o apoio do Judiciário e o engajamento de diversos órgãos municipais, como as Secretarias de Educação e de Assistência Social. 

O objetivo do evento foi alertar toda a sociedade para a necessidade de denunciar os atos de violência sexual contra crianças e adolescentes. “Queremos sensibilizar a comunidade para esse tema. 

Em Campo Belo, muitos casos nem sequer chegam à Justiça. Por isso, nossa meta é não apenas conscientizar, mas aprimorar a rede de atendimento para que todos os casos recebam o acompanhamento adequado”, explicou o juiz da Vara Criminal, da Infância e da Juventude e de Execuções Penais, Leonardo Guimarães Moreira.

Atendimento
Segundo o magistrado, foi emocionante ver a comunidade engajada na campanha. “Sabemos que os crimes que envolvem violência sexual de crianças e adolescentes atingem toda a sociedade, principalmente porque, muitas vezes, o abusador é pessoa conhecida da família. Por isso, para o adequado enfrentamento desses crimes, há a necessidade de um atendimento multidisciplinar, com a participação de diversos órgãos”, afirmou ele. Além do juiz, participaram da caminhada servidores e assistentes sociais da Vara da Infância e da Juventude.

Esse entendimento a respeito da necessidade de um atendimento multidisciplinar tem norteado a atuação do Judiciário e das equipes que trabalham com o tema na cidade. Periodicamente, têm sido realizadas reuniões para discutir o assunto. 

“Queremos criar um fluxo, que permita que os casos recebam a abordagem adequada e sejam encaminhados devidamente. Assim, sempre que um novo caso chegar à rede, os profissionais saberão exatamente qual atendimento deve ser prestado”, explicou.

Escolas
Como parte da mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o tema foi abordado nas escolas da cidade. 

A aluna Giovanna Alvarenga, que é moradora da cidade e uma das finalistas da última edição do programa The Voice Kids, da TV Globo, participou da caminhada e cantou a música “O seu corpo é um tesourinho”, tema da campanha.

O dia também foi lembrado com a realização de caminhadas nas cidades de Santana do Jacaré, Aguanil e Cristais, todas integrantes da Comarca de Campo Belo.

da assessoria do TJMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...