Pular para o conteúdo principal

EXPOSIÇÃO DESTACA CONEXÃO ENTRE A OBRA DE GTO E O REINADO DO CENTRO-OESTE MINEIRO

Considerada uma das mais importantes manifestações culturais do Centro-Oeste Mineiro, o reinado esteve sempre presente na obra de Geraldo Teles de Oliveira (1913-1990), o GTO. As esculturas produzidas pelo artista, principalmente suas populares “rodas-vivas”, trazem diversos personagens desta tradicional festa da região. Uma parceria entre o Museu Residência GTO e o Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Divinópolis, possibilitou a organização da exposição “Museus em conexões”, que reúne diversas obras sobre o tema produzidas por GTO. A mostra, que apresenta também trabalhos do escultor Mário Teles, filho do artista, integra a programação da 16ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e realizada pelo Cemud e pelo EmRedes – Portal da Memória do Centro-Oeste Mineiro.


Segundo o escultor Alex Teles (foto abaixo), neto de GTO e diretor do museu, a exposição é voltada para educadores e estudantes. “Esperamos que eles possam conhecer de perto o sentido da obra de GTO, que é universal e única, e da fé e da religião dele, que envolve o reinado. Esta conexão entre a obra do GTO e o reinado é muito forte porque, como todos sabem, ele era um grande movimentador do reinado, principalmente na terra natal dele, Itapecerica, na qual o reinado está completando 200 anos. Junto com Zé Gominho e muitos outros reinadeiros, ele fez parte deste movimento que engrandeceu e deu muita força ao reinado de Itapecerica, de onde ele trouxe toda sua cultura”, comentou Alex.


Há vários anos, Alex vem trabalhando com o pai, Mário, para manter as visitas das escolas ao espaço. “Infelizmente, a gente não tem o apoio devido para expandir as visitas a mais escolas, principalmente pela dificuldade em conseguirmos condução. Todos sabem que hoje a situação das pessoas está complicada, e, em vários bairros, as crianças não têm condição de arcar com este custo para vir até o museu. Mas a gente, dentro das possibilidades, faz este trabalho voluntário, principalmente na Semana de Museus, para poder plantar um pouco desta cultura sobre o GTO, independentemente deste processo pelo qual passa o Brasil, de falta de valorização à cultura e à memória de um grande artista como GTO e tantos outros”, destacou Alex.


A exposição pode ser conferida até o dia 25 de maio. Agendamentos de visitas podem ser feitos pelo telefone (37) 99948-1313. O museu fica na rua Rubi, 283, bairro Niterói, em Divinópolis.

O artista
GTO nasceu em 1º de janeiro de 1913, em Itapecerica, mas se mudou para Divinópolis com poucos meses de vida. Antes de se tornar artista, trabalhou em diversos locais, entre eles no Serviço Nacional da Malária, na Companhia Agrícola do Estado de Minas Gerais (Camig) e no Hospital São João de Deus, em Divinópolis.


Sua primeira exposição individual foi realizada em 1967, na Galeria Guignard, em Belo Horizonte. Desde então, sua obra ganhou o mundo, e ele foi convidado a participar de importantes coletivas no Brasil e no exterior, entre as quais a Biennale Formes Humaines, em Paris (França), em 1974; a 13ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1975; e a Bienal de Veneza (Itália), em 1980.

GTO faleceu em 5 de julho de 1990, vítima de embolia pulmonar, mas sua obra continua viva, principalmente no trabalho desenvolvido por Mário e Alex.

por Elvis Gomes - da assessoria da UEMG Unidade Divinópolis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...