Pular para o conteúdo principal

FAPEMIG APOIA ESTUDO QUE UTILIZA A NANOTECNOLOGIA NO COMBATE A LEISHMANIOSE

Mineiros usam a nanotecnologia como alternativa para a redução da toxicidade de medicamentos contra a doença


Por Redação SIMIBelo Horizonte
As leishmanioses são doenças com grande incidência no Brasil e, por não existir uma cura parasitológica definitiva contra a infecção, a doença é foco de estudo de muitos pesquisadores. Entre eles, um grupo de mineiros vem utilizando a nanotecnologia como alternativa para a redução da toxicidade de medicamentos disponíveis contra a doença, que tenham baixo custo e que sejam efetivos para o tratamento.

O grupo de pesquisa é coordenado pelo professor Eduardo Antonio Ferraz Coelho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e é cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil junto ao CNPq com o nome de Tecnologias Inovadoras para o Controle de Leishmanioses.

A equipe desenvolve um sistema de entrega para a anfotericina B (AmpB), um dos principais fármacos usados no combate à enfermidade, nos locais mais profundos do organismo humano. “Por meio da nanotecnologia, utilizamos moléculas de sulfato de condroitina e quitosana de médio peso molecular para servirem de arcabouço à incorporação da AmpB, o que permitiu diminuir, em termos significantes, a toxicidade da droga livre e mantêm sua eficácia contra o parasito”, explica Eduardo. 

Além de ser menos tóxico, o sistema visa também a um tratamento mais econômico para o governo e a população, podendo ser disponibilizado na rede pública de saúde. Isso só é possível, segundo o pesquisador, pois o sulfato de condroitina e a quitosana de médio peso molecular são matérias-primas de baixo custo.

Os testes foram realizados em células humanas e a novidade é que o sistema também poderá ser implementado em cães infectados, já que a AmpB tem espectro de ação tanto em humanos quanto em animais.

“Outras drogas, como o Milteforan®, cujo uso é aprovado no Brasil para tratamento da leishmaniose visceral canina, também poderão ser incorporadas ao sistema de entrega contendo as nanopartículas. Com menor quantidade de tais drogas nas formulações, acredita-se que a toxicidade será significativamente reduzida, quando comparada à utilização das drogas comerciais na forma pura”, finaliza o professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...