Pular para o conteúdo principal

FAPEMIG APOIA ESTUDO QUE UTILIZA A NANOTECNOLOGIA NO COMBATE A LEISHMANIOSE

Mineiros usam a nanotecnologia como alternativa para a redução da toxicidade de medicamentos contra a doença


Por Redação SIMIBelo Horizonte
As leishmanioses são doenças com grande incidência no Brasil e, por não existir uma cura parasitológica definitiva contra a infecção, a doença é foco de estudo de muitos pesquisadores. Entre eles, um grupo de mineiros vem utilizando a nanotecnologia como alternativa para a redução da toxicidade de medicamentos disponíveis contra a doença, que tenham baixo custo e que sejam efetivos para o tratamento.

O grupo de pesquisa é coordenado pelo professor Eduardo Antonio Ferraz Coelho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e é cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil junto ao CNPq com o nome de Tecnologias Inovadoras para o Controle de Leishmanioses.

A equipe desenvolve um sistema de entrega para a anfotericina B (AmpB), um dos principais fármacos usados no combate à enfermidade, nos locais mais profundos do organismo humano. “Por meio da nanotecnologia, utilizamos moléculas de sulfato de condroitina e quitosana de médio peso molecular para servirem de arcabouço à incorporação da AmpB, o que permitiu diminuir, em termos significantes, a toxicidade da droga livre e mantêm sua eficácia contra o parasito”, explica Eduardo. 

Além de ser menos tóxico, o sistema visa também a um tratamento mais econômico para o governo e a população, podendo ser disponibilizado na rede pública de saúde. Isso só é possível, segundo o pesquisador, pois o sulfato de condroitina e a quitosana de médio peso molecular são matérias-primas de baixo custo.

Os testes foram realizados em células humanas e a novidade é que o sistema também poderá ser implementado em cães infectados, já que a AmpB tem espectro de ação tanto em humanos quanto em animais.

“Outras drogas, como o Milteforan®, cujo uso é aprovado no Brasil para tratamento da leishmaniose visceral canina, também poderão ser incorporadas ao sistema de entrega contendo as nanopartículas. Com menor quantidade de tais drogas nas formulações, acredita-se que a toxicidade será significativamente reduzida, quando comparada à utilização das drogas comerciais na forma pura”, finaliza o professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...