Pular para o conteúdo principal

JUIZ-FORANOS PODERÃO TÊM ABA EXCLUSIVA DO COLAB PARA DENUNCIAR PREÇO ABUSIVO DE COMBUSTÍVEL


A Secretaria de Comunicação Social (SCS) da Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata, articulou junto ao Colab a oferta de uma aba exclusiva no aplicativo para cidadãos denunciarem a prática abusiva na relação de consumo de combustível. 

Todo cidadão terá, ao alcance do seu smartphone, o poder de participar ativamente da fiscalização de compra e venda de combustíveis, caso o preço esteja muito elevado.

Para o secretário da pasta, Michael Guedes, a atuação dos cidadãos pelo aplicativo pode potencializar o alcance do trabalho que está sendo realizado pela Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e do departamento de vigilância da Secretaria de Saúde.

“Nós estamos vivendo um momento crítico nacionalmente e precisamos contar com o apoio do cidadão para manter a ordem e minimizar os impactos à nossa comunidade. O cidadão que denunciar pelo Colab será um grande parceiro da cidade nessa crise de combustível. Essa estratégia pensada aqui em Juiz de Fora é inédita no país”.

O superintende do Procon, Eduardo Schroeder, destaca que o principal fiscal é o cidadão: “Os fiscais do Procon estão nas ruas, mas o consumidor é nosso principal agente. Além dos telefones 3690-7610 e 3690-7611 e das formas presenciais, o cidadão agora tem a aba do Colab como um aliado rápido e eficaz para registrar as denúncias”. 

O aplicativo Colab, premiado internacionalmente pela ONU, permite que o cidadão fotografe, categorize e ainda localize cada demanda. A aba exclusiva proposta pela Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Juiz de Fora e desenvolvida pelos responsáveis pelo aplicativo foi denominada “Crise de combustível – Prática abusiva”. 

Por meio dessa aba, o usuário pode denunciar postos cujo o preço praticado gere desconfiança do cidadão de que o dono do estabelecimento esteja se beneficiando da crise nacional de desabastecimento de combustível.

Ao abrir o app, o usuário encontrará a categoria “Preço abusivo de combustível” dentro da parte relacionada à “Estabelecimento Irregular”. 

O acesso intuitivo da ferramenta contribui para a facilidade e rapidez da conclusão da denúncia. Cada demanda gera um número de protocolo que pode ser acessado durante o atendimento do Poder Público. 

Em Juiz de Fora, a rede social do Colab reúne mais de 2.800 usuários e mais de 4.400 fiscalizações. Cada contato do usuário chega direto à equipe responsável da Prefeitura, o que agiliza o contato e a resolução. 

Saiba mais e baixe o Colab.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...