Pular para o conteúdo principal

MP AJUÍZA AÇÃO PARA MELHORAR ESTRUTURA DA POLÍCIA CIVIL DE TRÊS CORAÇÕES

Além disso, Recomendação orienta delegacia regional a priorizar a investigação de crimes mais graves

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está atuando, em Três Corações, no Sul de Minas, pela melhoraria do serviço prestado pela Polícia Civil na região. 

Em março, como resultado de um Inquérito Civil Público que avaliava as condições do trabalho do órgão, foi proposta uma Ação Civil Pública (ACP) para que o Estado regularize o quadro de servidores na região, conforme definido em resolução do Poder Executivo. 

Também foi enviada uma Recomendação à Delegacia Regional de Três Corações para que sejam priorizadas investigações de crimes mais graves. A Recomendação foi aceita pela delegacia.

O Ministério Público realiza visitas semestrais nas delegacias de polícia da Comarca de Três Corações, que inclui as cidades de São Bento Abade e São Tomé das Letras, bem como no setor de perícias e no Instituto Médico Legal, a fim de fiscalizar a atuação dos agentes policiais e a estrutura material e de pessoal. 

Nas visitas realizadas nas delegacias da comarca, o MPMG constatou que o quadro de servidores é insuficiente. 

Diante do detectado, foi instaurado um Inquérito Civil a fim de apurar a situação da 8ª Delegacia Regional de Três Corações, que abrange nove municípios: Três Corações, São Tomé das Letras, São Bento Abade, Campanha, Cambuquira, Lambari, Olímpio Noronha, Jesuânia e Conceição do Rio Verde.

Pela resolução que dispõe sobre o quadro de pessoal da Polícia Civil de Minas Gerais, a Delegacia Regional de Três Corações deveria contar com, no mínimo, dez delegados de Polícia, 12 escrivães e 48 agentes, mas atualmente possui apenas sete delegados, sete escrivães e 37 agentes. 

Foi apurado ainda que as delegacias de São Tomé das Letras e São Bento Abade não possuem delegados e servidores. O serviço nessas cidades são realizados pelos delegados e servidores de Três Corações., que acumulam as funções. 

Em Três Corações, os delegados de Polícia, além das suas áreas de atuação, respondem pelas delegacias de São Tomé das Letras, São Bento Abade, Cambuquira, Lambari e Conceição do Rio Verde, e ainda acumulam os plantões regionais, ou seja, compõem a escala de plantão que fica 24h à disposição para elaboração de autos de prisão em flagrante delito. Quando não estão nesses plantões, segundo apurado, ficam de sobreaviso, dentro e após o horário de expediente, respondendo por todas as delegacias da Regional.

Para o promotor de Justiça Eric de Oliveira “a situação é gravíssima, afeta a segurança da população e aumenta a sensação de impunidade, já que não se consegue apurar a contento a autoria e a circunstância da maioria dos delitos”. 

“Os delegados não são onipresentes, não podem estar em várias delegacias ao mesmo tempo, atuando em todos os inquéritos policiais, flagrantes, trânsito, atendimentos, e concluindo investigações em curso a tempo e modo”, acrescenta.

Segundo o promotor, existem inúmeros inquéritos policiais com prazo de conclusão vencidos, a maioria sem a realização de diligências há anos. Também há 8.401 registros de ocorrência pendentes de análise pela autoridade policial. 

da assessoria do MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...