Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL ASSINA CONTRATO PARA CONSTRUÇÃO DE LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ITAJUBÁ

Investimento de até R$ 32 milhões será aplicado na construção de laboratório de alta tensão desenvolvimento e projeção do Estado no cenário internacional

O governador Fernando Pimentel (PT) participou na manhã desta segunda-feira, 7, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte, da assinatura de contrato para construção do primeiro módulo do Instituto Senai de Inovação – Centro Empresarial de Desenvolvimento de Inovação da Indústria Elétrica e Eletrônica (ISI-CEDIIEE), na cidade de Itajubá, no Sul de Minas.

Serão investidos cerca de R$ 32 milhões pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MG).

A iniciativa pretende melhorar a infraestrutura no setor de equipamento elétrico da região, potencializando as ações em pesquisa e desenvolvimento, e aumentando a produtividade e competitividade do Estado no mercado internacional.

Durante o evento, o governador Fernando Pimentel reforçou a importância da parceria com a Fiemg e Confederação Nacional da Indústria (CNI) para fortalecimento da indústria e melhoria da economia mineira.

“Eu acho que nós todos aqui temos a mesma intenção, nós queremos melhorar nosso estado, melhorar a qualidade de vida das pessoas, queremos um futuro melhor para os nossos filhos, para os nossos netos, e um Brasil melhor evidentemente. E aí se a gente tem essa boa vontade, se a gente tem capacidade de trabalho que Minas tem de sobra, e se a gente não permitir que a burocracia do Estado e essa tempestade judicial nos atrapalhe, nós damos conta do recado. Não tem crise que bote medo na gente”, disse o governador.

O presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior, reforçou a importância de o Estado ser parceiro em investimentos como o anunciado hoje.

O presidente da Confederação Nacional das Indústria, Robson Braga de Andrade, também destacou que inciativas como esta ajudam no processo de recuperação e fomento à economia em Minas Gerais.

Investimento
O laboratório terá capacidade para atender à demanda da indústria elétrica e eletrônica para testes de alta tensão e alta potência.

No espaço, serão ofertados diversos ensaios, como tensão aplicada sob frequência industrial a seco e sob chuva, impulso atmosférico e de manobra a seco e sob chuva, tensões combinadas e medições de descargas parciais, por exemplo.

A ideia é que o ISI-CEDIIEE seja referência institucional para soluções inovadoras, pesquisa e desenvolvimento de atividades relacionadas aos setores de energia elétrica, petróleo e gás e de indústrias de máquinas e equipamentos.

A iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico e a geração de negócios, emprego e renda.

Também permitirá a disponibilização de infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento e a consequente promoção de inovação e geração de novas soluções a serem ofertadas no mercado, contribuindo, inclusive, para a redução de importações.

O deputado estadual Ulysses Gomes (PT) destacou a importância do empreendimento para melhoria e desenvolvimento da região.

“É uma satisfação vermos esse investimento tão esperado, e que já está em andamento, e a importância que ele é para a região, sobretudo em uma região preparada não só geograficamente, mas também pela capacidade que tem, pela sua mão de obra e pela sua formação. Tenho certeza que essa iniciativa facilitará a atração de grandes investimentos”, reforçou.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge), Marco Antônio Castello Branco, valorizou o investimento no setor para desenvolvimento em uma das áreas mais estratégicas para o Estado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...