Pular para o conteúdo principal

PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DE MINAS, JOÃO BATISTA MARES GUIA ESTEVE EM LAVRAS

Ex-secretário de Estado de Educação é o primeiro pré-candidato ao Governo do Estado a passar por Lavras

O ex-secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, o sociólogo e educador João Batista Mares Guia, foi o primeiro pré-candidato ao Governo do Estado a passar por Lavras, no Sul de Minas, na última quinta-feira, 24.

Mares Guia, que é filiado a Rede Sustentabilidade, legenda da pré-candidata a Presidência Marina Silva, veio a Lavras acompanhado do militante Carlos Eduardo Braga Menezes, mais conhecido como Kaka Menezes, que concorreu ao cargo de prefeito de Contagem nas eleições municipais de 2016 e no pleito deste ano vai disputar uma vaga de senador por Minas Gerais. 

Eles tiveram como sua primeira agenda na cidade, um encontro com o chefe de pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) Rogério Antônio Silva e com o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec) da UFLA, professor João José Granate de Sã e Melo Marques. 

O encontro foi organizado pelo militante da Rede, Tiago Henrique, estudante de engenharia ambiental e sanitária da universidade.

Em seguida, João Batista e Kaka Menezes participaram de uma roda de conversa com alunos e professores da UFLA no auditório do Departamento de Ciências Humanas (DCH). No local estava previsto para acontecer a palestra "Desafios da Educação e desenvolvimento socioambiental no Sul de Minas Gerais", mas foi cancelada.


No período da tarde, a suspendeu as aulas devido a crise de desabastecimento de combustível. Mesmo com todos esses contra-tempos, um grupos de estudantes e professores se reuniram com os pré-candidatos a governador e senador.


A noite, Andreia Cristina abriu a sua casa para que ocorresse o encontro com apoiadores, filiados e simpatizantes.

Perfil
João Batista Mares Guia nasceu em uma numerosa família de classe média, em Santa Bárbara, no interior de Minas Gerais e, ainda jovem, lutou contra a Ditadura Militar, liderou movimentos estudantis e grandes protestos em Belo Horizonte. Foi perseguido e preso pelo regime autoritário. Durante o exílio, morou no Chile.

Foi fundador de jornais da imprensa alternativa e colaborou para todos eles: De Fato, Em Tempo e o Movimento. Formado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), chegou a ser professor na mesma universidade. Porém, os Anos de Chumbo não deram trégua — impedido de lecionar, foi cassado da instituição de ensino pela Ditadura.

Nos anos 80, foi deputado estadual em Minas Gerais (1983–1987) e defendeu grandes causas no Estado. De 1989 a 1994, sucessivamente foi secretário municipal de educação e secretário municipal de planejamento urbano e do meio ambiente da cidade de Contagem, localizada na região Metropolitana de BH.

De 1995 a 1998, secretário-adjunto e secretário da educação de Minas Gerais, nesse cargo ele foi o responsável pela universalização do ensino fundamental e do ensino médio público em Minas.

Nos anos 90 especializa-se em educação pública e passa a prestar consultorias para prefeituras e estados. Trabalho esse que exerce até hoje. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...