Pular para o conteúdo principal

QUARTETO FORMADO POR MÚSICOS DA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS SE APRESENTA NO SUL DE MINAS

Alfenas, Lavras e Varginha estão no roteiro do Quarteto Guignard pelo projeto Crea Cultural 
​O grupo é formado por instrumentistas da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Na próxima semana, a partir do próximo dia 21, as cidades de Lavras, Alfenas e Varginha, ambas no Sul de Minas recebem o projeto de interiorização cultural do Crea-MG. 

Nesta etapa, a atração é o belo-horizontino Quarteto Guignard. Em Alfenas, o grupo se apresenta na terça-feira (22), às 20h30, no Auditório Leão de Faria, no campus da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e a entrada é gratuita.

Formado por instrumentistas da orquestra Filarmônica de Minas Gerais em 2017, o Quarteto Guignard conta com a venezuelana Joana Bello e o belo-horizontino Rodrigo Bustamante nos violinos, com o filipino Gerry Varona na viola e com a paraense Camilla Ribeiro no violoncelo. O programa, voltado para música de câmara, destaca obras de Erwin Schulhoff, Bedrich Smetana e Ludwig van Beethoven.

A vinda do Quarteto Guignard ao sul de Minas integra o Projeto de Interiorização Cultural do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) realizado pela Associação Cultural dos Profissionais do Crea-Minas (Crea Cultural).  

Em Alfenas, o evento tem a parceria da UNIFAL-MG, da Asseara, Associação dos engenheiros, Arquitetos, Agrônomos da Região de Alfenas e do Crea-Junior (Núcleo Alfenas).

A articulação para a cidade de Alfenas receber o projeto iniciou em 2016 pela iniciativa do produtor cultural Ivanei Salgado, coordenador do Projeto Cultura UNIFAL-MG. 

“Uma das ações da área de cultura da universidade é prospectar oportunidades para potencializar a agenda cultural da cidade. A inclusão de Alfenas e a universidade na rota de um projeto tão relevante como este, é uma contribuição imensa para difusão da música de câmara e da cultura na região”, ressalta.

Em 6 anos de atividade, o projeto realizou 84 apresentações culturais em 57 cidades em todas as regiões de Minas Gerais.  

Entre os artistas que circularam pelo projeto, incluem o violeiro Chico Lobo, a narradora Dôra Guimarães com histórias literárias de Guimarães Rosa, o Quarteto de Cordas Libertas e o cantor lírico João di Souza acompanhado pelo pianista Robério Molinari.

O Auditório Leão de Faria está localizado no campus Sede da UNIFAL-MG a Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714, Centro, Alfenas-MG. O local tem capacidade de 240 lugares e a entrada é gratuita. Informações pelo e-mail: cultura.unifal@gmail.com ou pelo telefone (35) 3701-9300.

Nas outras cidades da região o Quarteto Guignard se apresenta no dia 21/05, em Lavras e no dia 23/05, em Varginha. No dia 10/06, o quarteto se apresenta em Ouro Preto. Acompanhe o grupo pela página /, Outras Informações sobre o Crea Cultural podem ser obtidas no site: www.creacultural.com.br.

Sobre o Quarteto Guignard 

Serviço
Crea Cultural –​ Concerto de Música de Câmara com o Quarteto Guignard
Local: Auditório Leão de Faria – Campus UNIFAL-MG (Alfenas/MG)
Data: terça-feira, 22 de maio
Horário: 20h30
Entrada franca

com Ivanei Salgado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...