A parceria cultural entre o Sesc Minas e a Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena foi ampliada em 2018 e as Rodas de Conversa retornam ao evento ainda mais alinhadas com a temática geral da iniciativa, liberdade.
Corpo e Liberdade; Teatro e Resistência; A representatividade da mulher negra nas artes cênicas: diálogos e liberdade serão os temas apresentados com participantes que estão na programação da mostra.
As Rodas de Conversa, realizadas pelo Sesc, foram criadas para proporcionar às pessoas uma oportunidade de reflexão sobre assuntos diversos, por meio de encontros com a participação de especialistas nos temas propostos.
Essa versão tem como objetivo o desenvolvimento de temas que estão de acordo com as discussões em cultura em suas diversas esferas, entendendo esse encontro com o público em geral como uma oportunidade de diálogo e construções possíveis.
Na Mostra, em Tiradentes, a programação inicia-se no sábado, dia 5 de maio, no Jardim do Sobrado Quatro Cantos com a roda Corpo e Liberdade, em que será discutida a prática cultural para construção de um corpo cênico.
Mediada por Marise Diniz – supervisora do Núcleo de formação em Dança do Sesc em Minas, terá participação da coreógrafa e dançarina Morena Nascimento, a dançarina Clarisse Panadés, a atriz Carolina Correa, o artista circense Rafael Rocha e o ator Julio Adrião.
No domingo, dia 6, a grande homenageada do Tiradentes em Cena Zezé Motta participa da Roda de Conversa que abordará a representatividade da mulher negra nas artes cênicas. A atriz mineira Aruana Zamby também participa do encontro, que será mediado por Carol Fescina, curadora e Analista Cultural do Sesc em Minas.
No encerramento da mostra, dia 12, o tema a ser discutido é Teatro e Resistência. Mediado por Diogo Horta, crítico de teatro, ator, professor e Analista Cultural do Sesc Palladium, a roda conta com participação do fundador da Cia. Do Tijolo Dinho Lima Flor, o ator Alexandre Lino, o artista e pesquisador Adilson Siqueira, e o dramaturgo, diretor e professor de teatro, Ildeu Ferreira.
Mostra
acompanhe a programação completa de todo o evento aqui. Até o dia 12 de maio, Tiradentes será palco para mais de 20 espetáculos teatrais, além de performances, rodas de conversa, oficinas, peças infantis, exposição e shows.
A Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena explora a apresentação em espaços alternativos e coloca a cidade mineira na rota das artes cênicas no país. Um espaço livre para a reflexão e apresentação de todos os gêneros teatrais e que proporciona o intercâmbio de artistas e suas linguagens.
com assessoria

Comentários