Pular para o conteúdo principal

TCE VOTA PROCESSO DE EX-PREFEITO DE BOCAINA DE MINAS

Conselheiro substituto Hamilton Coelho, relator do processo, recomenda, ainda, que o atual prefeito de Bocaina aprimore o controle interno

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) votou no último dia 24, em sessão da Segunda Câmara, pela irregularidade das contas tomadas do ex-prefeito de Bocaina de Minas, no Sul de Minas, Wilson Moreira Maciel, no período de 2005 a 2008. 

Os conselheiros ainda decidiram que Maciel deve devolver R$38.490,00 aos cofres públicos, referente ao Convênio n. 210/08, firmado entre a Secretaria de Estado de Obras Públicas (SETOP) e a prefeitura municipal de Bocaina de Minas, para obras de melhoramento de vias públicas.

O processo foi instaurado pelo secretário adjunto da SETOP, Fabrício Torres Sampaio, para cobrar a prestação das contas da verba enviada pela Secretaria para a pavimentação de duas ruas do município, a princípio, ao também ex-prefeito Aléssio Dias de Almeida, pelo mandato de 2009 a 2012. 

O relatório ratifica que “o responsável Aléssio Dias de Almeida apresentou extratos bancários da conta específica do Convênio e cópias dos cheques referentes aos pagamentos efetuados com os recursos financeiros repassados pelo estado de Minas Gerais".

Sustentou que “não houve empresas contratadas para a execução da obra, feitas pelos próprios funcionários municipais, em Administração direta, sendo que os mesmos receberam com a verbas do Convênio” e que “o saldo remanescente continua em conta aberta no Banco do Brasil”.

Porém, o ex-prefeito Wilson Moreira Maciel não se manifestou, mesmo sendo citado para a prestação de contas.

A Unidade Técnica do TCE conferiu os documentos juntados à Tomada de Contas Especial n. 851.933 e entendeu que as despesas do convênio ocorreram durante o último ano da gestão de Maciel e que a responsabilidade da execução da obra não era do prefeito posterior.

O relator do processo, conselheiro substituto Hamilton Coelho, recomenda, ainda, que o atual prefeito de Bocaina aprimore o controle interno, para que estes tipos de irregularidades não sejam recorrentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...