Pular para o conteúdo principal

28 DE JUNHO: ESTUDANTES ORGANIZAM ATIVIDADES NA UFLA EM ALUSÃO A DATA

A única foto conhecida da primeira noite das rebeliões em Nova Iorque

28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, pessoas intersex, entre outras denominações), data celebrada e lembrada mundialmente, que marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. 

Nesta, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, que hoje é um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência.

O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBTI durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização na 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. Hoje, as Paradas do Orgulho LGBT acontecem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.

Em menção ao dia 28 de junho, os estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e comissão organizadora, realizam a II Semana do Orgulho LGBT+ denominada "Resistir para (Re)Existir".

Oriundo do movimento estudantil LGBT+ auto organizado, o evento propõe colocar em debate pautas de extrema pertinência ao contexto social, atreladas às causas de cunho LGBT+, além de proporcionar espaços de interação entre discentes da instituição com oficinas, cinedebate, rodas de conversa e a passeata para simbolizar a resistência e existência na universidade.

A programa tem início hoje, terça-feira, às 12h, no Palquinho do Centro de Convivência (cantina central) da Universidade Federal de Lavras. 

Confira a programação completa: 

26 de junho
12h - Abertura Resistir para (Re)Existir
Local: Palquinho
14h - Mesa "O reconhecimento de Direitos LGBT+ -  contornos políticos e jurídicos"
Local: Palquinho 
16h - Roda de conversa: É na educação que a diferença faz diferença - processo de escolarização LGBT+
Local: Sala de reuniões do DCE
18h - Oficina "Movimento"
Local: Sala de reuniões do DCE

27 de junho
16h - Oficina "Tinta"
Local: Sala de reuniões do DCE
18h - Oficina "Produção de cartazes"
Local: Sala de reuniões do DCE
20h40 - Performance Madame Shay
Local: Palquinho 

28 de junho -  Dia do Orgulho LGBT+
12h - Performance Gabriela e Depratie
Local: Palquinho
14h - Marielle, Presente! Resistências femininas frente à luta LGBT-
Local: Palquinho
16h- Mesa "Saúde mental e a atenção psicossocial à população LGBT+
Local: Palquinho
18h - Roda de conversa: "Não recomendadxs à sociedade -  vivência e resistência LGBT+
Local: Sala de reuniões do DCE
20h40 - Apresentação artística
Local: Palquinho

29 de junho
09h - Apresentação de trabalhos
Local: Salão de jogos
12h - Video dance e Performance Jean
Local: Palquinho
14h30 - Oficina "Tecido"
Local: Próximo a Reitoria
             Oficina "Empoderamento"
             Local: Salão de jogos
16h30 - Cinedebate - "Meu corpo é político"
Local: Sala de reuniões do DCE
20h40 - Vídeo dance
Local: Palquinho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...