Pular para o conteúdo principal

APLICATIVO DESENVOLVIDO PELA UFJF ESTÁ SENDO ESTUDADO PELA DEFESA CIVIL DE TRÊS CORAÇÕES


O município de Três Corações, no Sul de Minas, estuda a possibilidade de firmar parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para a implantação do aplicativo ÁLEA, para uso da Defesa Civil do município. 


O aplicativo Álea, desenvolvido pela UFJF, terá a finalidade de mapear áreas de riscos de cursos d'água, deslizamentos de encostas e os riscos geotécnicos, através da topografia da região.


Os testes do aplicativo foram realizados no bairro Cinturão Verde, considerado área de risco por enchentes e inundações, pelo coordenador da Defesa Civil, Paulo Henrique Lopes, pelo comandante do 2º Pelotão de Bombeiros de Três Corações, tenente Adriano de Almeida e pelo estagiário em Engenharia Ambiental Roger Levy.

O teste foi satisfatório e os dados foram encaminhados para análise da equipe técnica da UFJF.

Enchentes
Três Corações enfrentou uma situação crítica por causa das enchentes no início do ano de 2011. A cidade chegou a ter cerca de 400 pessoas desalojadas. Os rios Verde e do Peixe, que cortam a cidade, ficaram bem acima do nível normal. 
Enchente em Três Corações, no ano 2011. Rio Verde chegou subir 7 metros acima do nível normal

O rio Verde chegou a subir 7 metro acima do nível normal. Naquele ano, menos oito bairros foram alagados: Cinturão Verde, Vila Viana, Triângulo, Santana, Parque Jussara, Jardim América, Santa Teresa e Cotia. O Cinturão Verde foi um dos mais afetados.

O aplicativo
O ÁLEA é um Sistema de Informações que possui uma base de dados georreferenciada e está em fase de desenvolvimento dentro do Projeto de Extensão em Interface com a pesquisa da UFJF titulado “Modelo de gestão de riscos geotécnicos em cenários urbanos”. 

O sistema porta todas as informações dos condicionantes físicos e antrópicos relacionados ao risco geotécnico necessárias à análise in loco, visando a prevenção, preparação, assistência nas comunidades afetadas e auxiliando as equipes a obter dados mais precisos em menor tempo, já unindo os formulários de caracterização da área com as imagens e todos os outros conhecimentos, sem os erros ocasionados pelo uso de material impresso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...