Pular para o conteúdo principal

ARTERIS FERNÃO DIAS REALIZOU MAIS DE 3 MIL ATENDIMENTOS MÉDICOS NA BR-381, EM 2017

Campanha Saúde na Boleia oferece serviços de saúde gratuitos para caminhoneiros. Ação busca prevenir acidentes por meio do incentivo de hábitos saudáveis

Caminhoneiros terão acesso a serviços básicos de saúde gratuitos, nesta quarta e quinta-feira, 6 e 7, na BR-381, em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A campanha, que integra o calendário anual de ações voltadas à segurança no trânsito, promove a adoção de hábitos saudáveis entre os motoristas para prevenir acidentes.

Quem passar pelo pátio do posto Transabril, no km 510, pista Sul (sentido São Paulo), poderá fazer o check-up básico (que inclui colesterol, glicemia, triglicérides, pressão arterial e batimentos cardíacos), além de avaliação física – peso, altura, índice de massa corpórea, percentual de gordura e orientações de profissionais especializados. 

Os caminhoneiros também terão acesso a consultas médicas e receberão instruções sobre segurança viária.

De acordo com os dados do centro de controle de operações (CCO), a concessionária realizou, em 2017, 3.050 atendimentos clínicos em usuários da rodovia. 

Os atendimentos vão desde assistências a crises de hipertensão até casos mais graves, como mal súbito ou infarto. Este ano, os atendimentos clínicos já somam, 968 casos.

O objetivo da campanha é promover segurança nas estradas, por meio de cuidados preventivos básicos com a saúde dos motoristas, que muitas vezes têm longas rotinas de trabalho, pouco descanso, além da falta de tempo para checar as condições de saúde.  

“A relação do estado de saúde com a segurança no trânsito é direta. Por isso, investimos em ações educativas e de serviços voltados para o caminhoneiro”, explica Helvécio Tamm de Lima Filho, diretor superintendente da concessionária.

Raio-x
Com jornada de trabalho média diária de 11 horas e longe de casa por até 20 dias por mês, os caminhoneiros muitas vezes não conseguem dar atenção necessária à saúde, conforme aponta a última pesquisa CNT sobre o perfil dos caminhoneiros no Brasil (2016). 

O reflexo dessa vida agitada tem impacto direto sobre a saúde dos motoristas, sendo que 42% deles está acima do peso, 57% sofre com pressão alta e 60% deles alegam não praticar nenhum tipo de exercício físico. Diante dessa realidade, a campanha Saúde na Boleia também quer promover hábitos saudáveis entre eles.

Saúde preventiva
"Um dos pilares de atuação do Grupo Arteris é a segurança viária e isso compreende também a prevenção de acidentes e a valorização da vida. Devido à rotina, que nem sempre permite dar atenção integral à saúde, alguns motoristas, principalmente os de caminhão, acabam esquecendo dos cuidados básicos. Para apoiar esses trabalhadores, o Grupo Arteris investe periodicamente em ações como essa”, conclui o diretor.

Serviço
Campanha “Saúde na Boleia”
Horário: das 11h às 20h
Dia: 06 e 07 de junho – Posto Transabril em São Joaquim de Bicas/MG, pista Sul, (sentido SP)

por Luiza Brunhara - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...