Pular para o conteúdo principal

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE TRANSFERÊNCIA DE ATENDIMENTO DE SAÚDE PARA A COLÔNIA SANTA FÉ


Aconteceu na noite da última quarta-feira, 13, a Audiência Pública “Serviços de Saúde que estão sendo e outros que passarão a ser realizados na FHEMIG (Casa de Saúde Santa Fé). 

A audiência foi proposta pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, composta pelos vereadores Helder da Fonseca Reis, presidente; Werbinho, relator e Eder da TNT, membro da Comissão.


Nenhum dos quatro palestrantes convidados compareceu. Maria Angélica Raphael, presidente da União Tricordiana das Associações de Moradores (UTAM); Roberto Rodrigues Corrêa, diretor Hospitalar da Casa de Saúde Santa Fé; Gilcilene Buzetti Costa Gonçalves, secretária Municipal de Saúde, justificaram a ausência.

Objetivo da audiência foi ouvir a opinião da população quanto a transferência de serviços de saúde para a Colônia Santa Fé. O vereador Eder da TNT acredita que a população deve ser ouvida para que a decisão de transferência seja tomada,pois ele acredita que principalmente a população mais carente terá dificuldades de se deslocar até a Colônia.

Eder (foto) apresentou um slide com o mapa de Três Corações e demonstrou que a região mais carente da cidade, como o Cinturão Verde, fica a 12km de distância da Colônia e que para quem não tem carro, o deslocamento será dificultado. 

Eder acredita que o atendimento deve estar mais próximo da população mais carente.

O vereador Werbinho também se posicionou quanto a eficiência da transferência de atendimento para a Colônia. Ele disse caso a gratuidade da passagem de ônibus para levar pacientes até o local, por algum motivo, não seja mantida, a população mais carente certamente será a mais impactada e terá dificuldades de se deslocar até a Colônia.

O vereador Helder se posicionou favorável à transferência por considerar a estrutura do local mais adequada para o atendimento e que a aquisição de veículos para transporte de pacientes pode ser uma das soluções de transporte.

O presidente da Câmara, vereador Maurício Gadbem, também presente na Audiência, acredita que a estrutura da Colônia seja adequada, mas que a realidade da população e dos funcionários deve ser levada em consideração antes da decisão final sobre a transferência dos serviços para a Colônia Santa Fé.

Funcionários da área de Saúde do município, que participaram da Audiência, apresentaram queixas quanto à situação dos servidores e das condições de trabalho no setor. 

Apesar das questões não serem relativas especificamente ao assunto da Audiência, foram de grande importância para que os vereadores tivessem ciência dos problemas enfrentados por estes profissionais e para que garantissem providências quanto às questões levantadas.

A Comissão de Saúde se reúne todas as quartas, às 13h. Todos que desejarem se manifestar quanto ao assunto debatido, podem entrar em contato com um dos três vereadores integrantes da Comissão.

Atualização - 21 de junho
O Dr. Jacy Nunes Rodrigues Junior, presidente do Conselho Municipal de Saúde, não foi convidado como expositor, conforme informado inicialmente em nota informativa. A correção foi publicada aos 21 de junho de 2018, às 9h45, no site da Câmara Municipal de Três Corações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...