Pular para o conteúdo principal

ESA COMEMORA 124 ANOS DE EXISTÊNCIA


No dia 28 de maio, realizou-se a cerimônia de comemoração do 124º aniversário da Escola de Sargentos das Armas (ESA), de Três Corações, no Sul de Minas, conforme a Portaria nº 194 – do Secretário Geral do Exército, de 9 de maio de 2017, que alterou a data de aniversário da Escola de Sargentos das Armas, de 21 de agosto de 1945 para 28 de maio de 1894.

A nova data de aniversário da ESA, foi instituída após uma intensa pesquisa histórica, onde se constatou que o elemento formador da ESA foi a “Escola de Sargentos” criada no Rio de Janeiro, a qual iniciou o seu período letivo a partir da Ordem do Dia nº 552, de 28 de maio de 1894, do Ministro da Guerra.

A ESA, atualmente, é um Estabelecimento de Ensino de Nível Superior do Exército Brasileiro, enquadrada na linha de ensino militar bélico de grau Tecnólogo, destinado à formação de sargentos combatentes de carreira das armas de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, esta última foi criada em 1961.

Ao longo de mais de 124 anos de existência, a Escola formou mais de 45.000 sargentos e aperfeiçoou cerca de 5.000. 

Dentre esses, militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e de nações amigas da República da Namíbia, República Democrática de Timor-Leste, República Democrática de São Tomé e Príncipe, República da Guiné-Bissau e República de Cabo Verde.

A formação profissional do Sargento combatente do Exército é a razão de ser da escola. Para tal, busca-se uma educação integral baseada no desenvolvimento de valores, tais como a disciplina, a hierarquia, a verdade, a lealdade, a probidade, a responsabilidade, o patriotismo, o civismo, a camaradagem, a cooperação, a coragem física e moral, o dever, a honra, o compromisso com o Exército e com a Nação Brasileira, a dignidade do ser humano, a justiça, a democracia e a paz social. 

Os valores mencionados são desenvolvidos nos alunos por meio de variadas atividades que estimulam os campos social, afetivo, psicomotor e cognitivo do discente, em estreito contato com a sua família.


A cerimônia foi prestigiada pelo general de Exército Mauro Cesar Lorena Cid, chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, acompanhado do general de Exército Jarbas Bueno da Costa, antigo aluno e comandante da ESA e antigo integrante do Alto Comando do Exército, do general de Brigada Vinicius Ferreira Martinelli, diretor de Educação Técnica Militar e do general de Brigada Adilson Giovani Quint, comandante da Escola de Sargentos das Armas, Escola Sargento Max Wolf Filho. 

Prestigiaram também a solenidade Maurício Miguel Gadbem, presidente da Câmara Municipal de Três Corações e Luiz Vilela Paranaíba, vice-´prefeito de Três Corações, militares da reserva, autoridades civis, militares e familiares.

Em momento solene, o comandante da ESA realizou a entrega de diploma de "Amigo da ESA" a personalidades civis e militares que colaboram de maneira constante às solicitações feitas pela Escola. A cerimônia resgatou valores e tradições históricas do elemento formador da ESA, a então “Escola de Sargentos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...