Pular para o conteúdo principal

IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO SERÁ DEVOLVIDA À COMUNIDADE DE PRADOS

Obra de arte sacra está desaparecida desde 1980

O Ministério Público de Minas Gerias (MPMG), por meio da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico, promoverá hoje, sexta-feira, 15, a devolução simbólica da imagem sacra de Nossa Senhora do Rosário à capela de mesmo nome, no município de Prados, na região do Campo das Vertentes. 

A imagem, subtraída da capela em 1980, foi identificada em site de leilão de objetos de arte. Realizada a perícia e constatada a autenticidade da imagem, o possuidor celebrou termo de compromisso e devolveu, de maneira espontânea, a peça, que será entregue à comunidade.

Conforme o MPMG, os bens culturais não devem ser retirados do meio onde foram produzidos ou do local onde se encontram vinculados por razões naturais, históricas, artísticas ou sentimentais. 

Além disso, a Coordenadoria destaca que o valor cultural de determinadas obras, como as peças sacras, está essencialmente vinculado a um local ou região particular e, sendo constatadas as origens exatas dessas peças, há necessidade de reintegrá-las aos seus locais de origem, de onde não deveriam ter saído.

Histórico 
Segundo consta do Inquérito Policial nº 1092/80 (M75-C), em 24 de setembro de 1980, o padre Sebastião Cândido de Carvalho, vigário na paróquia daquele município, apresentou-se na Delegacia de Polícia de Prados, ao delegado João Filho. 

O sacerdote afirmou, que a Capela de Nossa Senhora do Rosário foi arrombada e furtada na madrugada daquele dia, tendo sido levadas as peças de Nossa Senhora do Rosário de madeira policromada, medindo mais ou menos 1, 20 m de altura e as outras duas, uma de Santa Efigênia e a outra de São Benedito, ambas medindo 70 cm de altura. Constatou-se que todas eram datadas do século XVIII.

Apesar dos esforços investigativos à época, as peças sacras não foram localizadas e não foi apurada a autoria do crime.

Em setembro de 2016, a Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico teve acesso a duas fotografias de esculturas de Nossa Senhora do Rosário. Uma das peças foi disponibilizada no Leilão de Dagmar Saboya, em junho daquele ano, e a outra encontrava-se no altar da Capela de Prados, na região do Campo das Vertentes. 

O MPMG entrou em contato com o possuidor da peça leiloada, que encontrava-se no Rio de Janeiro. O possuidor concordou em trazer a imagem para Belo Horizonte a fim de que fosse  submetida à perícia do Ministério Público e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que ocorreu em novembro de 2017.

Após a perícia, concluiu-se que a peça sacra pertencia à Capela de Nossa Senhora do Rosário, em Prados, tendo sido comprovado que tratava-se da imagem furtada em 1980.

Nossa Senhora do Rosário
Imagem policromada de madeira, fino acabamento e pintura esmerada, medindo aproximadamente, 1,20 m de altura. Sustenta no braço esquerdo uma imagem do Menino Jesus, também de madeira policromada, porém, vestido com roupa de pano. 


As duas imagens têm sobre as cabeças coroas de prata proporcionais ao tamanho delas, sendo que a coroa pesa 750 gramas e apresenta uma solda. 

Na parte posterior da imagem tem uma rachadura entre o corpo da imagem e o pedestal e neste há uma marca de três pregos, que mantinham a imagem em seu trono.

da assessoria do MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...