Pular para o conteúdo principal

MUTIRÃO NA QUADRA DO CORREDOR MOBILIZA MORADORES DO BAIRRO NOVA LAVRAS


Tendo em vista os tempos difíceis para o povo brasileiro devido a atual conjuntura pelo qual passa o país e à sucessiva retirada de direitos, conquistados por meio de longas lutas, foi colocada para os movimentos sociais a responsabilidade de construir a resistência. 


Por este motivo, em Lavras, no último dia 27 de maio, aconteceu o mutirão de revitalização da Quadra do Corredor, no Bairro Nova Lavras, junto à Batalha do Morro (a qual acontecerá quinzenalmente no mesmo local). 

Esta atividade é parte do Congresso do Povo, iniciativa proposta pela Frente Brasil Popular, uma articulação política composta por mais de 80 organizações, a qual estimula a organização popular por meio da retomada do trabalho de base, da vivência e do diálogo com o povo em seu cotidiano e da afirmação de que cada pessoa pode e deve assumir o comando de sua vida e da sua comunidade. 


O mutirão contou com a participação dos moradores do Bairro Nova Lavras e de diversas organizações, as quais contribuíram na tarefa de dialogar com a população sobre a importância da organização popular como ferramenta de emancipação e na solução dos problemas da própria comunidade.

Além disso, as atividades do dia consistiram na realização de limpeza e revitalização de partes mais precárias da quadra, na preparação e distribuição do almoço, nas oficinas de “B-Boys e B-Girls”, Turbante, Batucada, Multirão Yebá (que resultou no envolvimento da comunidade na construção de um canteiro de mudas frutíferas que será cuidado pelos próprios moradores), e, por fim, a Batalha do Morro.

Os moradores do bairro também fizeram um abaixo-assinado pedido ao poder público do município o aporte e a intervenção necessária, para realizar a revitalização e a manutenção da Praça João Marcos de Miranda, conhecida entre moradores locais como Quadra da Nova Lavras.

Embora o espaço venha sendo utilizado entre residentes do bairro para reuniões e atividades de caráter cultural, ele apresenta sérios problemas de estrutura – incluindo-se a deterioração do espaço dos banheiros e a falta de ligação de esgoto (que gera um problema de saneamento básico).

A comunidade do bairro pretende, ainda, fazer um trabalho ambiental no local, com o plantio e manutenção de plantas, seguindo-se os princípios do paradigma agroecológico, o qual preza pela interação orgânica entre a ocupação humana e o desenvolvimento ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...