Pular para o conteúdo principal

NOVO PRESIDENTE DO TRE RESSALTA IMPORTÂNCIA DA DEMOCRACIA PARA O EXERCÍCIO DA LIBERDADE


Os novos presidente e vice-presidente/corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargadores Pedro Bernardes e Rogério Medeiros tomaram posse na quinta-feira, 21, durante sessão solene no auditório do Primeiro Tribunal do Júri do Fórum de Belo Horizonte. 

O desembargador Pedro Bernardes passa a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Edgard Penna Amorim, cujo biênio se encerrou no Tribunal.

Em seu discurso de posse (formato pdf), o novo presidente do TRE, desembargador Pedro Bernardes, ressaltou a importância do aperfeiçoamento das instituições para uma democracia plena. 

“A liberdade é um preceito fundamental à felicidade de um povo, pois não há liberdade sem democracia. Nossos antepassados muito lutaram para que conseguíssemos chegar ao estágio em que estamos hoje; precisamos continuar o trabalho para aperfeiçoamento de nossas instituições democráticas. Não há lugar para retrocesso, como às vezes ouvimos, nos dias atuais, de vozes pouco esclarecidas”, disse.

Pedro Bernardes também salientou a responsabilidade de eleitores e candidatos nas eleições. “É preciso que o eleitor, cada vez mais, tome consciência da importância do seu voto, para o momento e para o futuro de nosso Estado e de nossa Nação, e procure se informar, de modo a realmente a ter condições de fazer boas escolhas na hora do sagrado direito/dever ao voto, elegendo os melhores candidatos”. 

Quanto aos candidatos: “Estou certo de que todos nós, povo de Minas Gerais, poderemos também contar com a colaboração dos nossos candidatos, a partir de propostas viáveis e campanhas eleitorais à altura da representatividade de nosso Estado”.

Durante entrevista coletiva concedida antes da cerimônia, Pedro Bernardes também falou sobre a importância da conscientização do eleitor para o aprimoramento da democracia. Ele destacou o papel relevante da imprensa em esclarecer o eleitor sobre a importância do voto de cada um. 

“Quando o eleitor fala que não vai votar por esse ou por aquele motivo, ele está completamente enganado. Só é possível aprimorar a nossa democracia com a consciência do voto, com a escolha de um bom candidato.”

Discursos
Em seu discurso de despedida, o desembargador Edgard Penna Amorim falou sobre a honra que foi presidir a Instituição. Disse ainda que os desembargadores Pedro e Rogério saberão conduzir a instituição com competência e sensibilidade.

Em nome da Corte Eleitoral, falou o juiz Ricardo Matos, que compõe o quadro de juízes do Tribunal, destacou a trajetória de vida e profissional do desembargador Pedro, da sua infância na zona rural até a carreira na magistratura.

Falando em nome do Ministério Público, o procurador regional eleitoral, Ângelo Giardini, disse que as eleições deste ano têm muitas particularidades que desafiarão a Justiça Eleitoral, mas que os desembargadores Pedro e Rogério saberão enfrentar esses desafios, pela própria história de vida de ambos.

Ressaltando o bom relacionamento do TRE com os advogados, o presidente da OAB-MG, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, lembrou que os dois desembargadores sempre trataram os advogados de forma muito respeitosa e reconheceu a seriedade do trabalho desenvolvido pelo TRE mineiro.

Presenças
Além dos que discursaram, diversas autoridades compareceram à cerimônia, dentre elas todos os integrantes da Corte, dirigentes de outros tribunais eleitorais, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Geraldo Augusto; o secretário de Estado da Casa Civil e de Relações Institucionais, Marco Antônio de Rezende Teixeira – representando o governador Fernando Pimentel – e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adalclever Lopes.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...