Pular para o conteúdo principal

21ª EDIÇÃO DA PARADA DO ORGULHO LGBT REÚNE 150 MIL PESSOAS NO CENTRO DE BELO HORIZONTE

Prefeito Alexandre Kalil participa da 21ª Parada LGBT de Belo Horizonte

Com o tema “Mais Democracia e Mais Direitos Humanos: Esse é o Brasil que queremos para as LGBT”, a 21ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte reuniu, neste domingo, 8, um público de 150 mil pessoas no Centro da capital, segundo o Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).


O palco principal da festa da diversidade foi a Praça da Estação, onde atividades artísticas de drag queens, músicos e grupos de dança voluntários foram realizadas até a saída da marcha, guiada por trios elétricos pela avenida Amazonas até a Praça Raul Soares.

O prefeito Alexandre Kalil, acompanhado da primeira-dama, Ana Laender, falou no palco principal da Parada e destacou a grandiosidade da festa. 

"Eu quero dizer que a cidade é de todos. A cidade de Belo Horizonte é nossa. Nós é que podemos fazer de Belo Horizonte uma cidade bonita, alegre, com festa e com ordem. Falei, no ano passado, que, neste ano, faríamos uma segunda festa ainda maior e melhor. E, no ano que vem, se eu for convidado, estarei aqui novamente”, afirmou.

A Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte foi promovida pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG) em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e Belotur. A PBH investiu R$ 120 mil na estrutura do megaevento. 


Segundo os organizadores, a edição deste ano movimentou cerca de R$ 4 milhões, com ocupação da rede hoteleira de Belo Horizonte, aquecendo a economia e promovendo atividades de bares, restaurantes e grupos culturais.

Um vídeo com foco em ações de prevenção combinada ao HIV foi produzido especialmente pela PBH para ser exibido nos telões do palco principal da Parada. 

Além disso, serviços municipais ligados à garantia de direitos sociais, nas áreas da assistência social e da saúde, contaram com intensa divulgação no local do evento, que foi estruturado com barracas da Prefeitura e de parceiros, como a Defensoria Pública do Estado, a UFMG e o Consulado Britânico. 

Pesquisa
Com o objetivo de traçar o perfil dos visitantes e moradores de Belo Horizonte que estiveram presentes ao megaevento, foi feita uma pesquisa com os participantes, desenvolvida em uma correalização da Prefeitura, por meio da Belotur, Diverso (grupo de pesquisa da UFMG) e CELLOS-MG.

Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a pesquisa trouxe informações como o perfil socioeconômico, o acesso aos serviços e políticas públicas pela população LGBT, a experiência de situação de violência e a avaliação da infraestrutura do evento, além de gastos e estimativas referentes à movimentação econômica gerada pela manifestação.

Fortalecimento
As ações e políticas para o público LGBT no Município têm sido fortalecidas de forma gradativa e sistemática desde 2017. 

Além da criação da Diretoria de Políticas para a População LGBT, o Centro de Referência da População LGBT foi reaberto e estruturado, o que possibilitou um aumento de 134% no número de atendimentos realizados em comparação ao primeiro quadrimestre de 2017.

Outro importante avanço foi a criação de um grupo de trabalho para a implantação do campo "nome social" nos registros e atendimentos de todos os serviços da administração direta e indireta do município. 

A Lei 8.176/01, que prevê penalidades para empresas e agentes públicos que praticarem discriminação contra a população LGBT, foi aplicada pela primeira vez no Município. Paralelo a isso, em 2017 foram realizadas capacitações para 1.097 agentes públicos, com foco no atendimento humanizado das pessoas LGBT. 

com assessoria da PBH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...