Pular para o conteúdo principal

58,9% DAS OCORRÊNCIAS EM QUE O MOTORISTA DORMIU AO VOLANTE OCORRERAM NO PERÍODO NOTURNO

Concessionária Arteris Fernão Dias irá realizar campanha educativa no km 844, em São Sebastião da Bela Vista, para alertar sobre os riscos de sonolência ao volante. Troca de lâmpadas queimadas em caminhões também farão parte da ação educativa

Com o objetivo de reduzir o índice de acidentes e alertar os motoristas sobre os riscos da sonolência ao volante, a Arteris Fernão Dias realizará uma ação educativa na amanhã, 18, e quinta-feira, 19, na rodovia Fernão Dias, em São Sebastião da Bela Vista, no Sul de Minas.

Durante a campanha Acorda Motorista, os caminhoneiros serão abordados na balança de pesagem localizado no km 844, da BR 381, na pista sentido Belo Horizonte, entre 22h e 2h. Uma equipe da concessionária dará diversas orientações, como o tempo correto de descanso e a importância de evitar o uso de medicamentos e substâncias para combater a sonolência.

De acordo com os dados do Centro de Controle de Operações (CCO), no primeiro semestre de 2018, 156 ocorrências foram porque o motorista dormiu ao volante. Sendo que 92 casos aconteceram à noite, entre 18h e 6h. Ao todo foram registrados 1.293 acidentes no período noturno sendo que as principais causas foram a perda de controle do veículo ou descuido do motorista, que somadas representam, 63,9% das causas desses acidentes.

Além da sonolência, a falta de revisão na parte elétrica do veículo e uso de lâmpadas queimadas podem comprometer a segurança dos usuários. Com foco na prevenção de acidentes, a Arteris Fernão Dias também realizará, durante a campanha, uma ação de inspeção veicular nos caminhões, com troca de lâmpadas queimadas de faróis e lanternas. 

“Mesmo com a legislação de 2015 garantindo ao caminhoneiro jornada de trabalho diária de 8h, descanso por um período de 11h e uma parada de 30min a cada 6h horas de direção, é possível perceber que esta regra ainda não é respeitada e muitos acabam dirigindo em condições de sonolência, arriscando a própria vida e a de outras pessoas que estão no caminho”, relata Helvécio Tamm de Lima Filho, diretor superintendente da Concessionária.

As pausas ajudam os motoristas a combaterem um fenômeno chamado ‘hipnose viária’. Isso acontece quando o condutor está dirigindo, mas tem a sensação de não estar fazendo isso. Como se perdesse a noção do tempo. “Para não passar por isso, a única solução é fazer paradas na estrada, alongar o corpo e, se possível, revezar o lugar do volante com outra pessoa”, alerta o diretor.

Serviço
Campanha Acorda Motorista
Data: dias 18 e 19 de julho, das 22h às 2h
Local: BR - 381 – Rodovia Fernão Dias, km 844 – pista Norte – balança de pesagem – São Sebastião da Bela Vista/MG

com Luiza Brunhara - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...