Pular para o conteúdo principal

COOPAMA RECEBE ESTUDANTES CHILENAS EM INTERCÂMBIO


Com o objetivo de aumentar as relações internacionais, tratar de oportunidades de negócios e promover uma integração entre culturas, a Cooperativa Agrária de Machado (Coopama) recebeu duas alunas da Universidade Bernardo O’Higgins do Chile. 

As recém-formadas fizeram um estágio na cooperativa durante o mês de julho e puderam entender bastante sobre o agronegócio brasileiro e principalmente sobre o cooperativismo.

Paola Pardo e Lorena Quinteros, que estudaram engenharia comercial e nutrição, respectivamente, foram muito bem recebidas pelos colaboradores da cooperativa e em um mês aprenderam muito conteúdo em suas áreas, desde os processos de comercialização de cafés nacionais e internacionais, até os processos de nutrição animal que maximizam a produção.

“Meu objetivo vindo passar um tempo no Brasil é melhorar meu conhecimento nas áreas nutricionais e agrícolas, conhecendo o manuseio e o processamento dos produtos cafeeiros da Coopama e em conjunto, colocar em prática essas informações recebidas e inovar nas técnicas relacionadas à produção e comercialização dos produtos sustentáveis”, declara Lorena.

As relações internacionais da cooperativa intensificaram-se após o Fomenta Minas, evento cujo propósito é viabilizar o encontro de micro e pequenas empresas com grandes compradores da administração pública direta e indireta, através de Alejandra Becerra, que representava a universidade chilena que esteve presente no evento com a intenção de fortificar essa aliança.

“Estes estágios internacionais permitem que nossos alunos adquiram conhecimentos e experiências sobre questões relacionadas às disciplinas que aprendem em sala de aula em outras realidades. Dessa forma, elas podem ser reaplicadas em suas rotinas quando retornarem, sem contar a rede de contatos que eles criam ao realizar esse tipo de viagem”, explica Alejandra.

“Este convênio de estágio internacional é inédito no cooperativismo agropecuário de Minas Gerais. A Coopama sente-se honrada pela confiança da Universidade Bernardo O’Higgins em nos enviar suas recém-formadas para estagiar conosco. Elas tiveram a oportunidade de conhecer o processo produtivo do café desde a semente até a xícara e levam um conhecimento amplo sobre o nosso cooperativismo. As estagiárias demostraram um grande interesse pelas nossas atividades e serviços oferecidos. Agradecemos a parceria com a Universidade e parabenizamos Paola e Lorena que durante o estágio fizeram jus a integridade do povo chileno”, explica o diretor presidente da Coopama, João Emygdio.

com Pedro Nery - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...