Pular para o conteúdo principal

DRONE: FERRAMENTA AUMENTA EFICIÊNCIA NA CAFEICULTURA

Pesquisa avaliou de forma inovadora o uso de aeronaves remotamente pilotadas na cafeicultura
Luana Mendes Gonçalves autora da dissertação e professor Gabriel Araújo e Silva Ferraz 

A agricultura de precisão é uma das áreas que mais crescem no Brasil, reunindo um conjunto de técnicas e tecnologias que auxiliam o produtor rural no manejo de suas lavouras. Uma delas é o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas, conhecidas popularmente como drones. 

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), uma pesquisa analisa o uso dessa técnica na cafeicultura, que é uma cultura responsável por grande parte da renda do agronegócio mineiro e brasileiro.


A mestra em Engenharia Agrícola na UFLA Luana Mendes Gonçalves explica que o uso de drones na cafeicultura é algo ainda recente.

“Há poucos trabalhos com esse levantamento. Há publicações internacionais sobre o uso de drone, mas em culturas de grãos, como o milho e trigo”. 

Luana explica ainda que são muitos os parâmetros que precisam ser definidos, como: altura de voo, velocidade, sobreposição da imagem, uso de câmeras e sensores. Tudo isso, segundo a pesquisadora, para avaliar outras questões da lavoura, como estresse hídrico e até a possibilidade de identificação de pragas e doenças.

A avaliação do uso do drone em uma lavoura de café é feita dentro do campus universitário. A aeronave utilizada possui uma câmera digital para capturar imagens georreferenciadas de alta resolução espacial e espectral do cafezal. 

O orientador do projeto, professor Gabriel Araújo e Silva Ferraz, do Departamento de Engenharia (DEG), explica um detalhe fundamental para que as análises sejam feitas corretamente.

“Nós fazemos um plano de voo automatizado, porém, com o controle do operador, caso seja necessário; isso é importante para coletar essas imagens que serão posteriormente sobrepostas, ou seja, parte de uma imagem tem que aparecer na outra. Depois reconstruímos essa área com as fotos no computador e criamos o chamado mosaico de imagens para fazer todas as análises e ter um novo olhar da lavoura vista por cima. Com isso, podemos observar se há manchas, falhas, infestações, déficit de adubação ou qualquer coisa que possa afetar o bom desenvolvimento da plantação”.

Para os produtores, a tecnologia é mais uma aliada para otimizar custos e garantir uma boa safra. 

“Hoje em dia, o monitoramento de lavouras grandes, muitas vezes, é feita com pragueiros, que vão caminhando ou com motos olhando se há pragas ou doenças. O uso do drone vai facilitar nesse sentido, uma vez que a autonomia dele é maior que a de pragueiros, além de obter um detalhamento maior da área em estudo com imagens de alta resolução espacial”, comenta o professor. Por isso, a tendência é de que essas aeronaves remotamente pilotadas estejam cada vez mais presentes no campo.

da assessoria da UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...