Pular para o conteúdo principal

UFLA APOIA AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA SERRA DO ESPINHAÇO

Universidade Federal de Lavras, Prefeitura e Fapemig se unem para criar o Programa de Gestão Cultural Integrada do Território em Conceição do Mato Dentro
 A Serra do Espinhaço pode ser melhor entendida por suas partes. Serra do Cipó, Chapada Diamantina, Serra dos Cristais, Serra de Ouro Branco e Serra Geral são alguns de seus trechos popularmente conhecidos

O município de Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas, vem atuando para ocupar novamente a sua importância como referência em ações de desenvolvimento sustentável, com iniciativas que valorizem a região da Serra do Espinhaço, reconhecida como patrimônio natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005. 

Neste cenário, o município aderiu a quatro projetos. A assinatura aconteceu na noite do último dia 11, durante o seminário “O Brasil que Cuida de Suas Águas: Construindo as Bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas”, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal, até a última sexta-feira, 13.

Para que está iniciativa se torne realidade, serão efetivados 4 eixos. O primeiro eixo é a adesão de Conceição do Mato Dentro à rede ICLEI. O município passa a integrar uma rede de mais de 1.500 cidades e regiões comprometidas com a construção de um futuro sustentável. A rede permitirá a Conceição de Mato Dentro a desenvolver políticas públicas e ações pela sustentabilidade. A ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade é a principal rede global de mais de 1.500 cidades e regiões comprometidas com a construção de um futuro sustentável.

O segundo eixo é a assinatura do Termo de Intenções entre o município de Conceição do Mato Dentro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Instituto Espinhaço para criar o Programa de Gestão Cultural Integrada do Território em Conceição do Mato Dentro. Projeto piloto que cria uma modelagem para a Serra do Espinhaço.

Já no terceito eixo, será firmada parceria entre a prefeitura municipal, a Sociedade Brasileira de Agrosilvicultura e o Instituto Espinhaço para a implementação do projeto Ouro Verde. O Ouro Verde integra o projeto “Plantando o Futuro: Semeando Florestas, Colhendo Águas na Serra do Espinhaço”. Por meio de uma ação junto a produtores rurais, o Ouro Verde prevê o reflorestamento da região com a árvore nativa Candeia.

O quarto eixo engloba um Termo de Intenção entre Conceição e o Instituto Espinhaço para a implementação do Centro de Pesquisa, Fomento e Desenvolvimento Florestal, Educação Ambiental e Ecosofia, Gestão Cultural Integrada de Território, Ecohidrologia, Ciências e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável na Cordilheira do Espinhaço (CERNE).

Gestão Cultural do Território
Lançado no último dia 10, na Biblioteca Municipal de Conceição do Mato Dentro, o "Programa de Gestão Cultural Integrada do Território em Conceição do Mato Dentro" é uma parceria da prefeitura local com a Universidade Federal de Lavras e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).


O professor do Departamento de Administração e Economia (DAE) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP) da UFLA, José Arimatéia, esteve presente no lançamento do projeto que tem como base plataformas internacionais, visando a implementação dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Nesta data, foram criados quatro grupos de trabalho: Natureza, Trabalho, Sociedade e Instituições. Cada grupo é integrado por representantes de instituições locais como OAB, Escoteiros, Sindicato dos Produtores Rurais, CEFORM, AMME, ASCOI, além de servidores das secretarias municipais de Conceição do Mato Dentro.

A cidade
Considerada a “Capital Mineira do Ecoturismo” – por abrigar inúmeras belezas naturais – Conceição do Mato Dentro encontra-se na Região Central de Minas Gerais, na vertente oriental da Serra do Cipó da Cordilheira do Espinhaço. Distante da capital mineira 167 km e a 740 m de altitude, integra o Circuito Estrada Real e o Circuito Serra do Cipó. Com um grande potencial turístico, o município dispõe de um patrimônio natural singular, manifestado nos raros ecossistemas que compõem a Serra do Espinhaço. 

Entre os atrativos naturais mais visitados, está a Cachoeira do Tabuleiro – a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil -, com 273 m de queda livre e eleita, por duas vezes consecutivas pelo Guia 4 Rodas, como a mais bela do Brasil. Em 2012 foi eleita também, com mais de 40 mil votos, uma das “7 Maravilhas da Estrada Real”. O concurso foi realizado pelo Instituto Estrada Real, órgão ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...