Pular para o conteúdo principal

UFLA APOIA AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA SERRA DO ESPINHAÇO

Universidade Federal de Lavras, Prefeitura e Fapemig se unem para criar o Programa de Gestão Cultural Integrada do Território em Conceição do Mato Dentro
 A Serra do Espinhaço pode ser melhor entendida por suas partes. Serra do Cipó, Chapada Diamantina, Serra dos Cristais, Serra de Ouro Branco e Serra Geral são alguns de seus trechos popularmente conhecidos

O município de Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas, vem atuando para ocupar novamente a sua importância como referência em ações de desenvolvimento sustentável, com iniciativas que valorizem a região da Serra do Espinhaço, reconhecida como patrimônio natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005. 

Neste cenário, o município aderiu a quatro projetos. A assinatura aconteceu na noite do último dia 11, durante o seminário “O Brasil que Cuida de Suas Águas: Construindo as Bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas”, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal, até a última sexta-feira, 13.

Para que está iniciativa se torne realidade, serão efetivados 4 eixos. O primeiro eixo é a adesão de Conceição do Mato Dentro à rede ICLEI. O município passa a integrar uma rede de mais de 1.500 cidades e regiões comprometidas com a construção de um futuro sustentável. A rede permitirá a Conceição de Mato Dentro a desenvolver políticas públicas e ações pela sustentabilidade. A ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade é a principal rede global de mais de 1.500 cidades e regiões comprometidas com a construção de um futuro sustentável.

O segundo eixo é a assinatura do Termo de Intenções entre o município de Conceição do Mato Dentro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Instituto Espinhaço para criar o Programa de Gestão Cultural Integrada do Território em Conceição do Mato Dentro. Projeto piloto que cria uma modelagem para a Serra do Espinhaço.

Já no terceito eixo, será firmada parceria entre a prefeitura municipal, a Sociedade Brasileira de Agrosilvicultura e o Instituto Espinhaço para a implementação do projeto Ouro Verde. O Ouro Verde integra o projeto “Plantando o Futuro: Semeando Florestas, Colhendo Águas na Serra do Espinhaço”. Por meio de uma ação junto a produtores rurais, o Ouro Verde prevê o reflorestamento da região com a árvore nativa Candeia.

O quarto eixo engloba um Termo de Intenção entre Conceição e o Instituto Espinhaço para a implementação do Centro de Pesquisa, Fomento e Desenvolvimento Florestal, Educação Ambiental e Ecosofia, Gestão Cultural Integrada de Território, Ecohidrologia, Ciências e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável na Cordilheira do Espinhaço (CERNE).

Gestão Cultural do Território
Lançado no último dia 10, na Biblioteca Municipal de Conceição do Mato Dentro, o "Programa de Gestão Cultural Integrada do Território em Conceição do Mato Dentro" é uma parceria da prefeitura local com a Universidade Federal de Lavras e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).


O professor do Departamento de Administração e Economia (DAE) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP) da UFLA, José Arimatéia, esteve presente no lançamento do projeto que tem como base plataformas internacionais, visando a implementação dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Nesta data, foram criados quatro grupos de trabalho: Natureza, Trabalho, Sociedade e Instituições. Cada grupo é integrado por representantes de instituições locais como OAB, Escoteiros, Sindicato dos Produtores Rurais, CEFORM, AMME, ASCOI, além de servidores das secretarias municipais de Conceição do Mato Dentro.

A cidade
Considerada a “Capital Mineira do Ecoturismo” – por abrigar inúmeras belezas naturais – Conceição do Mato Dentro encontra-se na Região Central de Minas Gerais, na vertente oriental da Serra do Cipó da Cordilheira do Espinhaço. Distante da capital mineira 167 km e a 740 m de altitude, integra o Circuito Estrada Real e o Circuito Serra do Cipó. Com um grande potencial turístico, o município dispõe de um patrimônio natural singular, manifestado nos raros ecossistemas que compõem a Serra do Espinhaço. 

Entre os atrativos naturais mais visitados, está a Cachoeira do Tabuleiro – a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil -, com 273 m de queda livre e eleita, por duas vezes consecutivas pelo Guia 4 Rodas, como a mais bela do Brasil. Em 2012 foi eleita também, com mais de 40 mil votos, uma das “7 Maravilhas da Estrada Real”. O concurso foi realizado pelo Instituto Estrada Real, órgão ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...