Pular para o conteúdo principal

CÂMARA DERRUBA VETO DO EXECUTIVO E OBRAS PÚBLICAS TERÃO MELHOR REGULAMENTAÇÃO LEGAL EM SJDR

Nova lei obrigará a Prefeitura a empregar princípios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na execução de obras públicas

O projeto de Lei 7204/2018 de autoria do vereador Rodrigo Deusdedit foi aprovado pela Câmara Municipal de São João Del Rei, nas Vertentes, no dia 28 de junho. 

Com base na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o projeto estabelece regras a serem observadas pela prefeitura na execução de obras públicas, tais como pavimentação, construção de vias públicas, loteamentos, escolas municipais, moradias populares, posto de saúde, praças, dentre outras.

Após aprovação pelo Legislativo, o projeto foi vetado pelo prefeito Nivaldo Andrade, que apresentou como principal justificativa para o veto o argumento de que o projeto apresentaria vício de iniciativa, ou seja, a matéria estaria fora das competências do Poder Legislativo, sendo função privativa do Poder Executivo deliberar sobre o assunto.

Na última sessão ordinária da Câmara, realizada nesta terça-feira, 21, os vereadores apreciaram e derrubaram o veto do prefeito, garantindo a implementação da nova lei. 

Votaram a favor do projeto e pela derrubada do veto os vereadores: Dudu de Paula, Rodrigo Deudedit, Roberto do Rio das Mortes, Geraldo do Terço, Lívia Guimarães, Professor Leonardo, Jorginho Hannas, Altamir Zanetti. Contrários à derrubada do veto votaram os vereadores: Stefânio Pires e Weriton Andrade. Os vereadores Cabo Zanola e João Heitor estavam ausentes da sessão.

Segundo informações do vereador Rodrigo Deusdedit, o projeto é fruto do diálogo entre engenheiros, técnicos e cidadãos preocupados com a qualidade das obras na cidade. 

A nova lei obrigará a Prefeitura a empregar normas da ABNT na realização das obras, evitando gastos desnecessários para a reconstrução de uma obra originariamente mal executada. 

Outro benefício segundo o vereador é que a nova legislação fará com que o município de São João Del Rei fique obrigado a oferecer aos cidadãos todas as informações relativas às obras ou parcelas destas, inclusive seu custo efetivo de execução.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...