Pular para o conteúdo principal

CÂMARA DERRUBA VETO DO EXECUTIVO E OBRAS PÚBLICAS TERÃO MELHOR REGULAMENTAÇÃO LEGAL EM SJDR

Nova lei obrigará a Prefeitura a empregar princípios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na execução de obras públicas

O projeto de Lei 7204/2018 de autoria do vereador Rodrigo Deusdedit foi aprovado pela Câmara Municipal de São João Del Rei, nas Vertentes, no dia 28 de junho. 

Com base na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o projeto estabelece regras a serem observadas pela prefeitura na execução de obras públicas, tais como pavimentação, construção de vias públicas, loteamentos, escolas municipais, moradias populares, posto de saúde, praças, dentre outras.

Após aprovação pelo Legislativo, o projeto foi vetado pelo prefeito Nivaldo Andrade, que apresentou como principal justificativa para o veto o argumento de que o projeto apresentaria vício de iniciativa, ou seja, a matéria estaria fora das competências do Poder Legislativo, sendo função privativa do Poder Executivo deliberar sobre o assunto.

Na última sessão ordinária da Câmara, realizada nesta terça-feira, 21, os vereadores apreciaram e derrubaram o veto do prefeito, garantindo a implementação da nova lei. 

Votaram a favor do projeto e pela derrubada do veto os vereadores: Dudu de Paula, Rodrigo Deudedit, Roberto do Rio das Mortes, Geraldo do Terço, Lívia Guimarães, Professor Leonardo, Jorginho Hannas, Altamir Zanetti. Contrários à derrubada do veto votaram os vereadores: Stefânio Pires e Weriton Andrade. Os vereadores Cabo Zanola e João Heitor estavam ausentes da sessão.

Segundo informações do vereador Rodrigo Deusdedit, o projeto é fruto do diálogo entre engenheiros, técnicos e cidadãos preocupados com a qualidade das obras na cidade. 

A nova lei obrigará a Prefeitura a empregar normas da ABNT na realização das obras, evitando gastos desnecessários para a reconstrução de uma obra originariamente mal executada. 

Outro benefício segundo o vereador é que a nova legislação fará com que o município de São João Del Rei fique obrigado a oferecer aos cidadãos todas as informações relativas às obras ou parcelas destas, inclusive seu custo efetivo de execução.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...