Pular para o conteúdo principal

CENTRAL DOS JOGOS É A GRANDE A GRANDE ATRAÇÃO PARA CRIANÇAS NA VIRADA VARGINHA 2018


A Virada Varginha 2018 tem dezenas de atrações e atividades voltadas para as crianças, uma delas é a Central dos Jogos. Pensada para unir pais e filhos e desenvolver o empreendedorismo, o projeto traz brincadeiras lúdicas e bem divertidas. 

De acordo com o coordenador geral da Virada, Diego Gazola a iniciativa é uma forma de "resgatar o prazer o aprendizado nas brincadeiras de rua". 

A atração é uma Kombi que se transforma em uma ocupação lúdica que contribui para as crianças se "desplugarem e interagirem mais com seus pais e amigos. Os jogos também afloram o perfil empreendedor das crianças”, destaca. 

A Kombi da Central dos Jogos vem de São Paulo exclusivamente para o Festival através do Sebrae e com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Varginha (Aciv). A atração vai ser ativada no dia 18, das 9h às 16h, na ruela da rua Rio de Janeiro (Vila Flamengo), nos fundos do Moinho Sul Mineiro. 

A participação é aberta ao público em geral, e será potencializada devido ao dia letivo instituído pela Superintendência Regional de Educação (SRE), que mobilizará algumas escolas estaduais para comparecerem. A Central dos Jogos atende até 300 pessoas simultaneamente.

Além da Central dos Jogos, no primeiro dia do evento a criançada poderá se divertir com a chegada do ET, de rapel, pela fachada do Clube de Varginha, no centro da cidade, às 17h. O grande personagem da ufologia brasileira vai seguir um cortejo liderado pelos palhaços do Doutores Anjos da Alegria até a praça da Estação Ferroviária, quando terá início a abertura oficial do Festival. 

Na sexta, 17, o muro da Creche Municipal Célia Campos Tavares (rua Milton Nogueira Frota), localizada entre os bairros Parque Rinaldi 2 e Jardim Áurea, será transformado em uma sala de cinema itinerante. A partir das 18h, será exibido o filme BugiGangue no Espaço, com a participação do ET de Varginha. 

Serão exibidos curtas-metragens educativos e documentários sobre ufologia, além de muita música e danças. A Virada Varginha 2018 irá deixar essa tela permanente para exibições, pintada pelo grafiteiro Kaká Chazz. No sábado, 18, às 17h30, uma sessão de cinema similar será realizada no muro do Centro Comunitário do Carvalhos. 

Ainda no sábado, 18, a programação para a criançada começa cedo. A partir das 7h serão realizadas visitas guiadas à horta Muda de Comida (Sítio Urbano Rio Verde). Uma experiência para pais e filhos conhecerem o cultivo de alimentos produzidos com amor e sem agrotóxicos. 

A partir das 9h, ainda no dia 18, tem início várias atividades, como a Oficina de produção de brinquedos com recicláveis e de pipas, além de gincanas e brincadeiras populares, na ruela da rua Rio de Janeiro. 

Haverá também uma ação da Responsabilidade Social do Unis, com a coleta de doação de brinquedos que serão destinados no Dia das Crianças. Neste mesmo local, haverá o “Raquetinhas para Todos”, um projeto empreendido pela Academia Double Game e voltado para aulas de tênis que ocuparão a linha férrea. 

Já na Praça da Vila Flamengo, a criançada poderá ter a experiência da tecnologia dos óculos de Realidade Virtual (VR). Durante o evento, haverá oficinas para que a criança aprenda a construir seu próprio óculos de Realidade Virtual. 

Para os pais que desejam incentivar a leitura nos pequenos, nada melhor do que participar do Piquenique Literário, na Praça do Mártir São Sebastião, a partir das 9h. Já às 15h, terá início no Jardim do Barraco do Dinho, o Festival de Pipas do Outro Mundo e, o mais importante, sem cerol. Serão oferecidas 50 pipas aos primeiros que chegarem, além das que forem produzidas pela manhã durante uma Oficina.

A programação completa da Virada Varginha, está disponível no site www.viradavarginha.com.br, Instagram @viradavarginha ou ainda pelo Facebook /viradasuldeminas

A Virada Varginha 2018 é mobilizada pela Muda de Ideia e Sakey Comunicação, alinhada com o Fórum Varginha 2050. O festival conta com parceria estratégica do Sebrae e é viabilizado pela Pedreira Santo Antônio e Grupo Unis. Conta também com o apoio da RN, Moinho Sul Mineiro e da Associação Feminina de Assistência Social (AFAS-Varginha)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...