Pular para o conteúdo principal

MISTÉRIOS DA UFOLOGIA E DA ASTRONOMIA INTEGRAM A PROGRAMAÇÃO DA VIRADA VARGINHA 2018

Durante os dias do evento dois telescópios vão circular por alguns pontos da cidade, para que o público possa observar o sol, a lua e alguns planetas. 

Há vinte e dois anos Varginha, no Sul de Minas, ficou conhecida mundialmente. Desde o Caso ET a cidade passou a ser rota de estudiosos e aficionados por Ufologia e Astronomia que viajam até o Sul de Minas a procura de respostas sobre o fato.  

Durante a Virada Varginha 2018, o assunto também será tema de várias ações abertas ao público que quiser aprender um pouco mais sobre o Caso e sobre os mistérios e curiosidades do céu da região. 

Durante os dias do evento dois telescópios vão circular por alguns pontos da cidade, para que o público possa observar o sol, a lua e alguns planetas. Os equipamentos vão ser disponibilizados pelo Observatório Vaz Tolentino, de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto de Pesquisa, Educação e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis (IPEARTES) e (SEDUCE-GO) além do Observatório Centauro de Cambuquira. 

Os astrônomos João Marcos de Almeida Pinto e Raoni Vilhena vão acompanhar os observadores para responder perguntas sobre o tema. 

A Ufologia e Astronomia integram ainda a programação dos Cinemas de Rua. Na sexta no Parque Rinaldi 2 e o sábado no Carvalhos será exibido o desenho animado BugiGangue no Espaço, uma animação 3D intergalática que conta com a participação especial do personagem ET de Varginha. 

Já na plataforma da Estação Ferroviária, a exibição de vários documentários e reportagens sobre o Caso ET de Varginha e um debate com ufólogos será a oportunidade para quem quiser aprofundar no assunto. 

A Virada Varginha é um festival de cultura e promoção de conhecimento, por isso o céu e seus mistérios não poderia ficar de fora da programação. 

O coordenador-geral do festival, Diego Gazola observa que, embora o Caso ET tenha projetado a cidade para o mundo, poucas pessoas conhecem a fundo a história e o que é Ufologia e Astronomia. 

"Percebo na cidade, entre os moradores, um curiosidade grande sobre o Caso ET, mas com poucas chances de discutir o fato de forma séria e informativa, por isso estamos trazendo a temática para a Virada. Queremos também que as pessoas tenham a chance de olhar para o céu de uma maneira diferente ampliando consciência e conhecimento", destaca. 

Onde procurar: 

Na quinta, 17:  os observatórios estarão montados das 11h às 13h, no Calçadão da Wenceslau Braz.

Na sexta, 18:  os observatórios estarão montados das 11h às 13h, na Praça Getúlio Vargas; e das 19h às 22h, ao lado do Memorial do ET, na Vila Paiva.

No sábado, 18: na arquibancada do Estádio 7 de Setembro, na rua Paraná, das 19h às 22h.

A programação completa da Virada Varginha 2018, está disponível no site www.viradavarginha.com.br, Instagram @viradavarginha ou ainda pelo Facebook.com/viradasuldeminas

A Virada Varginha 2018 é mobilizada pela Muda de Ideia e Sakey Comunicação, alinhada com o Fórum Varginha 2050. 

O festival conta com parceria estratégica do Sebrae e é viabilizado pela Pedreira Santo Antônio e Grupo Unis. Conta também com o apoio da RN, Moinho Sul Mineiro e da Associação Feminina de Assistência Social (AFAS-Varginha).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...