Pular para o conteúdo principal

PROFESSORA APOSENTADA DO DED É HOMENAGEADA NA 14º MOSTRA INTERNACIONAL DO CINEMA NEGRO


Afirmando sua dimensão pedagógica e com foco nas ações positivas das minorias em favor das africanidades, fazendo cinema em prol da diversidade e das relações humanas, aconteceu a abertura da 14ª Mostra Internacional do Cinema Negro, na sede da Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo.

Nesta edição, o curador da Mostra, cineasta, escritor, antropólogo e acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor doutor Celso Luiz Prudente, reuniu personalidades da cultura, da academia, da literatura e das lutas de movimentos sociais a favor das relações democráticas como o Movimento Negro Unificado (MNU).

A cerimônia de abertura foi marcada pela homenagem às pessoas que tiveram relevância nas lutas artísticas e pedagógicas possibilitando a ampliação das relações do bem socialmente válido. 

Neste contexto, do cinema como dimensão pedagógica e elemento norteador da alegria e vontade de união, que, segundo o curador Celso Prudente, se transmite na afirmação das minorias, nas possibilidades em construir o encontro da cultura e educação, que a professora aposentada e colaboradora voluntária do Departamento de Educação (DED) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), doutora Cláudia Ribeiro, foi homenageada por sua trajetória acadêmica. 

Na ocasião, foi lançada a obra de autoria do curador da 14ª Mostra Internacional do Cinema Negro, o antropólogo e professor, Celso Prudente, que discute as contribuições reflexivas para a compreensão da questão afrodescendente na dinâmica sociocultural da imagem, intitulada ‘A dimensão pedagógica do cinema negro aspectos de uma arte para a afirmação ontológica do negro brasileiro: O olhar de Celso Prudente’. 


Apresentando a obra, a professora doutora Cláudia Ribeiro traz no texto, a história da “partilha que tem potencializado saberes e fazeres ao longo dos anos, especialmente nos intercâmbios das Mostras Internacionais do Cinema Negro”.

A apresentação dos homenageados se deu através de um vídeo, bem como os filmes que serão apresentados durante os dias da Mostra que vai até 12 de Agosto. 


Receberam o troféu ‘Ofó de Xangô’ e medalha, a professora Cláudia Ribeiro, a secretária adjunta de cultura da cidade de São Paulo, a secretária de cultura do Estado de São Paulo, o escritor e pesquisador das africanidades, a jornalista e ativista dos direitos humanos e fundadora do Movimento Negro Unificado, a vice-presidente da Fundação Padre Anchieta, a diretora Cultural do Memorial da América Latina e o diretor do Sesc São Paulo, na presença de cineastas, acadêmicos e pesquisadores de várias universidades brasileiras, atores, autores de obras literárias, fotógrafos, sambistas, cantores e cantoras, dentre outras personalidades como Cônsul do Peru, que, segundo a professora Cláudia, assumem, como Celso Prudente, com coragem e resistência, o chamamento da vida “entre a vontade de conhecer e o encantamento da descoberta’. 


Assim, encerrando a abertura da 14ª Mostra Internacional do Cinema Negro, com música cantada, solo de piston e música folclórica uruguaia, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, afirmou a relevância da Mostra na transformação do mundo em um mundo de absoluta igualdade do ser humano, que é o mundo das artes, onde cultura e educação têm este papel. 

A professora Cláudia Ribeiro estava acompanhada de sua irmã, a nutricionista Sandra Ribeiro e a jornalista Fátima Ribeiro.

com informações de Fátima Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...