Pular para o conteúdo principal

PROFESSORA APOSENTADA DO DED É HOMENAGEADA NA 14º MOSTRA INTERNACIONAL DO CINEMA NEGRO


Afirmando sua dimensão pedagógica e com foco nas ações positivas das minorias em favor das africanidades, fazendo cinema em prol da diversidade e das relações humanas, aconteceu a abertura da 14ª Mostra Internacional do Cinema Negro, na sede da Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo.

Nesta edição, o curador da Mostra, cineasta, escritor, antropólogo e acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor doutor Celso Luiz Prudente, reuniu personalidades da cultura, da academia, da literatura e das lutas de movimentos sociais a favor das relações democráticas como o Movimento Negro Unificado (MNU).

A cerimônia de abertura foi marcada pela homenagem às pessoas que tiveram relevância nas lutas artísticas e pedagógicas possibilitando a ampliação das relações do bem socialmente válido. 

Neste contexto, do cinema como dimensão pedagógica e elemento norteador da alegria e vontade de união, que, segundo o curador Celso Prudente, se transmite na afirmação das minorias, nas possibilidades em construir o encontro da cultura e educação, que a professora aposentada e colaboradora voluntária do Departamento de Educação (DED) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), doutora Cláudia Ribeiro, foi homenageada por sua trajetória acadêmica. 

Na ocasião, foi lançada a obra de autoria do curador da 14ª Mostra Internacional do Cinema Negro, o antropólogo e professor, Celso Prudente, que discute as contribuições reflexivas para a compreensão da questão afrodescendente na dinâmica sociocultural da imagem, intitulada ‘A dimensão pedagógica do cinema negro aspectos de uma arte para a afirmação ontológica do negro brasileiro: O olhar de Celso Prudente’. 


Apresentando a obra, a professora doutora Cláudia Ribeiro traz no texto, a história da “partilha que tem potencializado saberes e fazeres ao longo dos anos, especialmente nos intercâmbios das Mostras Internacionais do Cinema Negro”.

A apresentação dos homenageados se deu através de um vídeo, bem como os filmes que serão apresentados durante os dias da Mostra que vai até 12 de Agosto. 


Receberam o troféu ‘Ofó de Xangô’ e medalha, a professora Cláudia Ribeiro, a secretária adjunta de cultura da cidade de São Paulo, a secretária de cultura do Estado de São Paulo, o escritor e pesquisador das africanidades, a jornalista e ativista dos direitos humanos e fundadora do Movimento Negro Unificado, a vice-presidente da Fundação Padre Anchieta, a diretora Cultural do Memorial da América Latina e o diretor do Sesc São Paulo, na presença de cineastas, acadêmicos e pesquisadores de várias universidades brasileiras, atores, autores de obras literárias, fotógrafos, sambistas, cantores e cantoras, dentre outras personalidades como Cônsul do Peru, que, segundo a professora Cláudia, assumem, como Celso Prudente, com coragem e resistência, o chamamento da vida “entre a vontade de conhecer e o encantamento da descoberta’. 


Assim, encerrando a abertura da 14ª Mostra Internacional do Cinema Negro, com música cantada, solo de piston e música folclórica uruguaia, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, afirmou a relevância da Mostra na transformação do mundo em um mundo de absoluta igualdade do ser humano, que é o mundo das artes, onde cultura e educação têm este papel. 

A professora Cláudia Ribeiro estava acompanhada de sua irmã, a nutricionista Sandra Ribeiro e a jornalista Fátima Ribeiro.

com informações de Fátima Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...