Pular para o conteúdo principal

SUL DE MINAS RECEBE OFICINAS INTELIGENTES PARA O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

Treinamento é gratuito e atrai Câmaras de toda a região

Cerca de cinquenta pessoas já se inscreveram para participar das Oficinas Interlegis que vão acontecer a partir da próxima segunda-feira, 27/08, na Câmara Municipal de Três Corações, cidade do Sul de Minas, também conhecida como a Terra do Rei Pelé. A localização facilita o acesso de muitas Câmaras de cidades vizinhas e até mesmo do Estado de São Paulo: representantes de mais de vinte delas estão sendo aguardados.

As oficinas são treinamentos práticos voltados para a adoção e uso de ferramentas tecnológicas que são desenvolvidas por técnicos e disponibilizadas gratuitamente pelo Programa Interlegis para as casas legislativas de todo o país. Seu objetivo é facilitar o trabalho de parlamentares e assessores, tornando o dia a dia da Câmara mais eficiente e transparente.

Oficinas e ferramentas
A primeira etapa, nos dias 27, 28 e parte do dia 29, é destinada ao Portal Modelo, que é a plataforma na qual é possível para qualquer câmara municipal colocar o seu site no ar, garantindo-lhe autonomia para a organização, a seleção das informações e a frequência na alimentação da página.

Da tarde do dia 29, até o dia 31, os servidores vão aprender a instalar e utilizar a nova versão do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que agora vem com painel eletrônico e um sistema de compilação de textos. 

O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação.

Tanto o Portal Modelo, quanto o SAPL, são fornecidos gratuitamente pelo Programa Interlegis, que é executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), o órgão de capacitação do Senado Federal. Além de gerar economia para as casas legislativas, elas podem contar com o suporte fornecido pelos técnicos do Programa.

As oficinas serão ministradas pelos técnicos do Interlegis JB de Góis Júnior e Adalberto Oliveira. Ao término do treinamento, os servidores estarão aptos a utilizarem as duas ferramentas e muitas casas já podem sair dali com elas instaladas. 

A utilização do Portal Modelo e do SAPL garante às Câmaras total aderência às exigências das leis de Acesso à Informação e de Transparência.

O Programa Interlegis
Além destas, o Programa Interlegis promove outras ações em prol da modernização e da integração do Legislativo em suas três esferas. Suas atividades alcançam todo o país, há mais de vinte anos.

Os produtos Interlegis colaboram com a transparência das casas, pois permitem que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

Os produtos e serviços, como cursos a distância, treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas, são disponibilizados sem custos pelo Programa Interlegis para as casas legislativas.

Mais detalhes sobre os produtos, os cursos, a programação dos eventos e o Programa podem ser conhecidos em www.interlegis.leg.br

com Letícia Almeida Borges - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...