Pular para o conteúdo principal

TECNOLOGIA & INOVAÇÃO: PROJETO DE INOVAÇÃO DO IFSULDEMINAS É DESTAQUE NA SBPC 2018

Laser scanner foi desenvolvido no laboratório FOTOROBI do Campus Inconfidentes

O protótipo de um equipamento de laser scanner, desenvolvido em um projeto de iniciação científica por estudantes do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica do Campus Inconfidentes, foi o representante dos trabalhos de inovação desenvolvidos pelo IFSULDEMINAS na 70ª Edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa para a Ciência (SBPC), que ocorreu no fim do mês de julho na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió.

A invenção foi construída no Laboratório de Fotogrametria, Robótica e Inovação (FOTOROBI) pelo professor Mosar Faria Botelho e pelos estudantes Michel da Silva Bezerra Terra (bolsista) e Jadson Maximiano da Silva (colaborador), respectivamente dos 8º e 6º períodos do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. 

Trata-se de um equipamento de varredura a laser, de hardware aberto e de baixo custo; o valor final da peça sairia em média por R$ 5.000,00.

“Fizemos uma pesquisa que constatou não haver no Brasil empresas que fabricassem laser scanners; todos os equipamentos deste tipo são, atualmente, importados e custam cerca de 300 a 400 mil reais. Como sabemos ser muito interessante para uma instituição de ensino adquirir um produto como este para ser utilizado em aulas práticas e teóricas, nos propusemos a criar um protótipo com os mesmos princípios do equipamento convencional, porém, com um custo bem mais acessível”, esclareceu o professor Mosar.

Desde 2017, a equipe trabalha no projeto. O protótipo apresentado no evento da SBPC está pronto e já é utilizado nas atividades do curso, no entanto, os responsáveis pela invenção ainda irão buscar fomento para profissionalizar o equipamento, com peças que lhe darão maior precisão de mapeamento.

Utilidades
Segundo os profissionais envolvidos no projeto, o laser scanner tem diversas finalidades. Para fins acadêmicos, a ferramenta pode ser utilizada em aulas práticas e teóricas, para o aprendizado sobre os princípios de funcionamento, manuseio e processamento de dados de equipamento de varredura a laser.

Além disso, é uma opção para o mercado. Por ser um equipamento compacto, com peso e tamanho reduzidos; de uso estático ou móvel, em ambientes internos ou externos e operado via bluetooth (tecnologia de transmissão de dados via sinais de rádio de alta freqüência, entre dispositivos eletrônicos próximos), pode ser instalado, por exemplo, em drones para realizar a mensuração e o mapeamento automático de relevos e superfícies. 

O equipamento pode também ser aplicado no monitoramento de barragens, volumes de escavações, levantamentos cadastrais, representação 3D de cavernas e túneis, além da reconstrução 3D de monumentos históricos.

SBPC
Considerada um importante fórum para difusão dos avanços nas áreas da ciência e tecnologia e, ainda, um espaço de debates de políticas públicas voltadas para o setor, a Reunião Anual da SBPC é aberta ao público e conta com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A cada ano, o evento é realizado em um estado brasileiro, geralmente em instituições de ensino públicas.

Nesta edição, foram apresentados oito projetos inovadores de Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, nas áreas de engenharia, saúde, construção civil, tecnologia da informação, automação industrial, alimentos, mecatrônica, indústria e tecnologia assistiva.

“Foi muito importante para a nossa instituição participar desse evento, onde circularam por dia cerca de 15 mil pessoas. Nosso projeto ganhou visibilidade nacional. Empresários e pesquisadores mostraram interesse no protótipo que agora já está pronto para ser patenteado e até industrializado”, concluiu Mosar.


da assessoria do IFSULDEMINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...