Pular para o conteúdo principal

VIRADA VARGINHA 2018 MOBILIZOU A SOCIEDADE PARA ANDAR PELA LINHA FÉRREA

Terceira edição do festival sensibilizou milhares de pessoas durante três dias

Planejada para mobilizar a população em torno de uma causa, a Virada Varginha foi um sucesso. Em 2018, a proposta foi repensar um novo uso como via não motorizada para a antiga linha férrea, ao atrair a sociedade para o local por meio de atividades, atrações culturais, esportivas e artísticas. 

Com uma extensão de cerca de 9km, a linha foi usada durante anos para transportar pessoas e cargas e, desde que foi desativada, a região iniciou um continuado processo de deterioração. 

No sábado, 18, cerca de 10 mil cidadãos tiveram o estímulo de andar pela região ao se depararem com dezenas de shows musicais, instalações artísticas, cinema ao ar livre e demonstrações de atendimento de cursos da área de saúde. 

Na Estação Ferroviária, por exemplo, durante todo o dia, DJ’s e MC’s tocaram para o público. A música também foi a principal atração de cinco outros palcos: no beco da Rua Monte Castelo, na praça da Vila Flamengo, no Jardim do Barranco do Dinho, na Praça João Pessoa e no Cine Rio Branco.


A ocupação da linha foi estruturada para proporcionar ao visitante a oportunidade de passar o maior tempo possível caminhando pela região. Por isso, a cada vinte metros foi possível encontrar uma atração diferente. Foram montadas tendas com serviços de saúde, de pinturas, de trocas e de exposições artísticas. 

"Nós pensamos em colocar várias atividades para agradar pessoas de idades diferentes e promover, em cada uma delas, o pensamento crítico sobre o uso consciente do espaço público", destaca o coordenador-geral da Virada, Diego Gazola. 

Com esse objetivo, uma das principais atrações foi o espaço de jogos e brincadeiras para crianças. A Central dos Jogos resgatou brincadeiras lúdicas e de rua para incentivar a criatividade e a autonomia dos pequenos. 

A Virada, no sábado, encerrou com observação do céu via telescópios com os especialistas do Observatório Centauro (Cambuquira) e Vaz Tolentino (Belo Horizonte) e com o astrônomo amador varginhense Daniel Serafim, além de um cinema seguido de debate sobre o Caso ET de Varginha com ufólogos renomados sobre o maior incidente da ufologia brasileira. 

Três dias de reflexão e movimento 
A Virada começou na quinta, 16, com ET chegando do alto do prédio do Clube de Varginha, no centro da cidade. 

Para quem tinha curiosidade em ver o céu de um jeito diferente, foi montado no calçadão um telescópio para observação do sol. À noite, um passeio Ciclístico Iluminado, de 8km, percorreu parte da linha férrea até o muro do Caso ET.

As atividades na sexta começaram cedo com observações do Sol pelos alunos de escolas públicas e particulares da cidade. 

À noite, cinema no muro no bairro Rinaldi 2 foi a opção de lazer para crianças e adultos que, com olhos atentos, assistiram ao filme BugiGangue no Espaço, uma animação 3D que conta com a participação do personagem "ET de Varginha".

“Apesar de um orçamento de apenas um quarto do ano passado, conseguimos duplicar o engajamento da sociedade. Em 2018 contamos com mais de 400 empresas, instituições e cidadãos engajados na causa da linha férrea. Para 2019 já elegemos nossa grande causa: as águas de Varginha”, conclui Diego Gazola.

A Virada Varginha 2018 é um festival não governamental de cidadania mobilizado pela Muda de Ideia e Sakey Comunicação, alinhada com o Fórum Varginha 2050. Este ano, o festival contou com a parceria estratégica do Sebrae, e com a viabilização pela Pedreira Santo Antônio e Grupo Unis. Contou também com os apoios da RN, Moinho Sul Mineiro e da Associação Feminina de Assistência Social (AFAS-Varginha).

por Eliana Sonja - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...