Pular para o conteúdo principal

VOLUNTÁRIOS DA FAZENDA DA ESPERANÇA FALAM AO CLERO SOBRE OS TRABALHOS REALIZADOS

Unidade de Pouso Alegre foi fundada em 2011

Na última reunião de atualização do clero, ocorrida nesta terça-feira, 28, dois representantes da Fazenda da Esperança puderam partilhar um pouco da vivência e trabalhos e realizados nessas comunidades. Na Arquidiocese de Pouso Alegre já existe uma unidade que acolhe 22 homens, localizada no bairro do Cervo em Pouso Alegre, no Sul de Minas, e uma outra unidade para mulheres que vem se estruturando em Santa Rita do Sapucaí. 

A Fazenda da Esperança é como se intitulam as comunidades terapêuticas que abrigam jovens dependentes químicos. Ela está localizada em 22 países, com 130 unidades, e atua em diversos campos sociais, mas o principal é direcionado aos que desejam se ver livre das drogas e do álcool.

O sucesso da Fazenda da Esperança, se deve ao programa de recuperação, o qual se baseia em processos pedagógicos que elevam a autoestima e resgatam a dignidade dos seus acolhidos, que em 2017 assistiu em média três mil jovens e suas famílias. Esse programa de recuperação é baseado em um tripé que consiste basicamente no trabalho, na espiritualidade e na convivência. 

Além disso, a Fazenda da Esperança também trabalha junto à família, pois ela é uma das peças fundamentais para o sucesso da recuperação do jovem acolhido, através do Grupo Esperança Viva (GEV). 

O objetivo da ação é estruturar a família, mas mesmo quando ela não atende a esse convite – que não tem caráter obrigatório - o tratamento continua e o jovem recuperado tem a oportunidade de amar a sua gente como ela é.

"A importância desse trabalho com os jovens e com toda a sociedade e sua familia. Temos esse problema dentro de casa e nao sabemos como lhe dar com esse problema. Fazemos a acolhida dessa pessoa que enfrenta o problema e também trabalhamos com a família, para que a familia interaja na recuperação da pessoa, pois a familia está doente também e não sabe como lhe dar com essa situação", explicou um dos responsáveis pela unidade Pouso Alegre, Jamil Alves de Souza. 

Como resultado, a Fazenda da Esperança é responsável pela recuperação de centenas de milhares de pessoas, que em sua grande maioria se voluntariam para ajudar outros que necessitem de ajuda. Em 2007, durante uma visita a sede em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, o então Papa Bento XVI destacou a importância e a missão das Fazendas da Esperança.

História
Na esquina onde os jovens se reuniam para traficar e usar drogas aproximou-se o jovem Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos com o desejo de viver o evangelho no meio deles e desta atitude nasceu a Fazenda da Esperança.

A esquina fica no bairro do Pedregulho, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo. No início da década de 80, no cruzamento da Tupinambás com a Caramurus, o ex-dependente químico, Antônio Eleutério, pediu ajuda e foi orientado a viver concretamente o evangelho para se recuperar.

O pároco frei Hans Stapel, franciscano de origem alemã, acompanhou e orientou os envolvidos nesta experiência. Pediu a população guaratinguetaense que alguém generosamente oferecesse um terreno para os recuperandos ter a possibilidade de aprofundar nesse novo estilo de vida.

Ganhou a primeira Fazenda e com os anos outras doações chegaram até do exterior. Após a visita do papa emérito Bento XVI, em 2007, à unidade na cidade paulista, a comunidade se tornou mais conhecida e os pedidos para se abrir uma nova unidade cresceram rapidamente em todo o mundo.

Iraci Leite e Lucilene Rosendo, conhecida por Luci, iniciaram o trabalho de recuperação feminina em 1989, na cidade de Guaratinguetá. Elas deixaram tudo para seguir o exemplo de Nelson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...