Todo atendimento prestado à população será feito pelo Sistema Único de Saúde
Na manhã desta sexta-feira, 28, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou a cerimônia para lançamento da pedra fundamental que marca o início das obras do Complexo da Saúde II - Hospital Universitário da UFLA.
O evento reuniu gestores, servidores e colaboradores da universidade, autoridades do Município e comunidade na área em que o prédio será construído, no bairro Jardim Glória, Zona Oeste de Lavras - local onde funcionou o antigo Hospital do Coração.
Além do descerramento da placa alusiva à pedra fundamental, a cerimônia contou com o enterro de uma caixa de mensagens e lembranças que serão abertas daqui a 25 anos e com o plantio de uma muda de pau-brasil, simbolizando o momento atual.
O chefe do departamento de Ciências da Saúde (DSA), professor Thales Augusto Barçante [foto], deu as boas vindas ao público presente, reforçando o trabalho de toda a equipe da UFLA no desenvolvimento e execução.
"Muitas pessoas se dedicaram para que esse projeto ocorresse dentro do cronograma que precisávamos. Espero, em breve, ver essa área com uma estrutura moderna, pronta para atender a população e ajudar na formação dos nossos estudantes", falou.
A vice-reitora da UFLA, professora Édila Von Pinho [foto], também destacou que o diferencial da Instituição está em sua equipe de colaboradores.
"Temos trabalhado juntos para que a sociedade tenha retorno do investimento feito na educação pública. Tenho certeza que essa estrutura trará benefícios para várias pessoas, visando à saúde e uma melhor qualidade de vida para todos."
Uma conquista para Lavras
O Hospital Universitário da UFLA terá um modelo – o de hospital-dia – inédito na região. Contemplará consultas médicas especializadas, exames de apoio diagnóstico especializados e cirurgias eletivas de baixa e média complexidade, que exijam internação não superior a 12 horas.
Na primeira fase, com previsão para conclusão em 2020, contará com 80 leitos e 4 salas de cirurgia e uma base planejada que permitirá a ampliação por meio da construção de novos andares no futuro. O investimento nas fases de projeto e construção da infraestrutura completa é de quase 18 milhões de reais. Todo atendimento prestado à população será feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo [foto], o hospital também terá o compromisso com um serviço de saúde de padrão diferenciado de relacionamento com o cidadão, priorizando-se o atendimento humanizado.
"Esse hospital foi concebido com o propósito de cuidar e tratar o ser humano com a dignidade e respeito que merece. Queremos somar ao sistema de saúde e Lavras e região, sendo uma opção de atendimento qualificado e sensível às pessoas. Trabalharemos com uma linha de atendimento moderna, com sistemas de agendamento que evitem filas e preparados para, em casos de urgência, atender ao paciente com o devido cuidado de forma imediata. O hospital universitário é um dos maiores presentes da UFLA para a população de Lavras", ressaltou.
Aporte para a formação na graduação e pós-graduação
Além do benefício de atendimento direto à população, o hospital universitário terá papel a cumprir nas atividades acadêmicas dos cursos da UFLA ligados à área de saúde, como Medicina, Nutrição e Educação Física. Scolforo frisou que as equipes irão atuar de forma integrada na saúde preventiva.
"A saúde e o bem-estar passam por uma boa alimentação e pela prática de atividades físicas. Por isso, vamos envolver também nossos docentes e estudantes da Nutrição e Educação Física com projetos de extensão e atendimento à comunidade dentro do hospital."
Mesmo com o hospital-dia em funcionamento, a parceria do curso de Medicina da UFLA com os outros dois hospitais da cidade permanecerá fundamental, especialmente para que os acadêmicos acompanhem os procedimentos de maior complexidade.
com assessoria
Comentários