Pular para o conteúdo principal

CERIMÔNIA MARCA INÍCIO DAS OBRAS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFLA

Todo atendimento prestado à população será feito pelo Sistema Único de Saúde

Na manhã desta sexta-feira, 28, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou a cerimônia para lançamento da pedra fundamental que marca o início das obras do Complexo da Saúde II - Hospital Universitário da UFLA. 

O evento reuniu gestores, servidores e colaboradores da universidade, autoridades do Município e comunidade na área em que o prédio será construído, no bairro Jardim Glória, Zona Oeste de Lavras - local onde funcionou o antigo Hospital do Coração. 


Além do descerramento da placa alusiva à pedra fundamental, a cerimônia contou com o enterro de uma caixa de mensagens e lembranças que serão abertas daqui a 25 anos e com o plantio de uma muda de pau-brasil, simbolizando o momento atual.


O chefe do departamento de Ciências da Saúde (DSA), professor Thales Augusto Barçante [foto], deu as boas vindas ao público presente, reforçando o trabalho de toda a equipe da UFLA no desenvolvimento e execução. 

"Muitas pessoas se dedicaram para que esse projeto ocorresse dentro do cronograma que precisávamos. Espero, em breve, ver essa área com uma estrutura moderna, pronta para atender a população e ajudar na formação dos nossos estudantes", falou.


A vice-reitora da UFLA, professora Édila Von Pinho [foto], também destacou que o diferencial da Instituição está em sua equipe de colaboradores. 

"Temos trabalhado juntos para que a sociedade tenha retorno do investimento feito na educação pública. Tenho certeza que essa estrutura trará benefícios para várias pessoas, visando à saúde e uma melhor qualidade de vida para todos."

Uma conquista para Lavras
O Hospital Universitário da UFLA terá um modelo – o de hospital-dia – inédito na região. Contemplará consultas médicas especializadas, exames de apoio diagnóstico especializados e cirurgias eletivas de baixa e média complexidade, que exijam internação não superior a 12 horas. 

Na primeira fase, com previsão para conclusão em 2020, contará com 80 leitos e 4 salas de cirurgia e uma base planejada que permitirá a ampliação por meio da construção de novos andares no futuro. O investimento nas fases de projeto e construção da infraestrutura completa é de quase 18 milhões de reais. Todo atendimento prestado à população será feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Segundo o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo [foto], o hospital também terá o compromisso com um serviço de saúde de padrão diferenciado de relacionamento com o cidadão, priorizando-se o atendimento humanizado. 

"Esse hospital foi concebido com o propósito de cuidar e tratar o ser humano com a dignidade e respeito que merece. Queremos somar ao sistema de saúde e Lavras e região, sendo uma opção de atendimento qualificado e sensível às pessoas. Trabalharemos com uma linha de atendimento moderna, com sistemas de agendamento que evitem filas e preparados para, em casos de urgência, atender ao paciente com o devido cuidado de forma imediata. O hospital universitário é um dos maiores presentes da UFLA para a população de Lavras", ressaltou.

Aporte para a formação na graduação e pós-graduação
Além do benefício de atendimento direto à população, o hospital universitário terá papel a cumprir nas atividades acadêmicas dos cursos da UFLA ligados à área de saúde, como Medicina, Nutrição e Educação Física. Scolforo frisou que as equipes irão atuar de forma integrada na saúde preventiva. 

"A saúde e o bem-estar passam por uma boa alimentação e pela prática de atividades físicas. Por isso, vamos envolver também nossos docentes e estudantes da Nutrição e Educação Física com projetos de extensão e atendimento à comunidade dentro do hospital."

Mesmo com o hospital-dia em funcionamento, a parceria do curso de Medicina da UFLA com os outros dois hospitais da cidade permanecerá fundamental, especialmente para que os acadêmicos acompanhem os procedimentos de maior complexidade.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...