Pular para o conteúdo principal

CONSELHEIRO SUBSTITUTO LICURGO MOURÃO APONTA IRREGULARIDADES EM EDITAL DE PPP EM UBERABA


Em sessão do Tribunal Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) do dia 28 de agosto, o conselheiro substituto Licurgo Mourão [foto] trouxe voto-vista relativo a denúncia contra a licitação instaurada pelo município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, deflagrada em 2016.

O processo trata da formalização de parceria público-privada (PPP) para prestação de serviços de iluminação em vias e áreas públicas locais, incluindo o desenvolvimento, a modernização, ampliação, eficientização energética, operação e manutenção desses mesmos serviços.

Após análise dos autos, irregularidades levaram o conselheiro substituto a votar pela suspensão da contratação da PPP, destacando o endividamento a que uma eventual contratação de PPP levaria o município e inviabilizando sua sustentabilidade financeira. 

Licurgo Mourão apontou que não foi realizada uma análise que comparasse os custos da PPP e de outras formas de contratação, e que a conveniência da contratação de uma PPP para os serviços de iluminação pública não foi suficientemente demonstrada.

Os recursos para a celebração de tal contrato adviriam unicamente da arrecadação da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), mas não há margem de segurança entre o valor arrecadado por meio dessa contribuição e o valor definido para os gastos com o contrato, nem garantia de recursos com origem diversa. 

Desse modo, o município pode ficar em situação de risco em face de que poderá ter que arcar com os ônus de possível insuficiência do montante arrecadado.

Com base em dados da consultoria Radar PPP e em relatórios de execução orçamentária dos entes públicos enviados pelo Tesouro Nacional, constatou-se que, no Brasil, 80% dos estados e prefeituras com PPPs em vigor não acompanham adequadamente o impacto fiscal de longo prazo de seus contratos, que implicam pagamentos mensais por períodos que podem chegar a 35 anos, transferindo os custos das obras a futuros gestores sem o devido planejamento.

O conselheiro substituto Licurgo Mourão chamou ainda a atenção para recente relatório do Tribunal de Contas Europeu a respeito de PPPs cofinanciadas pela União Europeia na França, Grécia, Irlanda e Espanha, aprovado em 7 de fevereiro deste ano, no qual se ressaltou a imperiosa realização de análise comparativa prévia entre as opções de contratação, a fim de otimizar os recursos a serem empregados e de garantir execução bem-sucedida dessas PPPs.

Considerando a possibilidade de abertura de propostas da nova Concorrência pelo município de Uberaba, com o mesmo objeto, iniciada no Edital n. 5/16 e agora no Edital n. 9/18, Licurgo Mourão votou pela suspensão da contratação da PPP, na situação em que ora se encontra. 

Veja a manifestação na íntegra: 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...