Pular para o conteúdo principal

EQUIPE DA UFLA INICIA PROCESSO BUROCRÁTICO DO CAMPUS EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

Comitiva visitou às instalações do Anexo I, na Lagoinha, espaço que será disponibilizado para que a UFLA inicie suas atividades

Uma equipe técnica-administrativa da Universidade Federal de Lavras (UFLA), composta por superintendente de planejamento, contadores, diretor de convênios, assessor de planejamento e diretor de patrimônio, esteve em São Sebastião do Paraíso no último dia 11, para tratar dos processos burocráticos da implantação do campus no município.

Eles foram recepcionados pelo prefeito Walker Américo Oliveira e pelos secretários municipais Ulisses Araújo, de Desenvolvimento Econômico, e Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, de Educação. 

Em seguida, a comitiva seguiu para uma visita às instalações do Anexo I, na Lagoinha, espaço que será disponibilizado para que a UFLA inicie suas atividades. A prefeitura está avaliando alguns locais para realocar a pré-escola municipal que atualmente funciona no prédio.

Os representantes da UFLA também estiveram no terreno do antigo Sesc, no Jardim Mediterranèe, que o município doou à universidade para a implantação do campus e elogiaram bastante o espaço. 

O superintendente de planejamento, Luiz Paulo Brianezi Valim explicou que por se tratar do primeiro campus da UFLA fora de Lavras, a equipe técnica vem realizando um estudo e buscando informações junto a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), para saber como se dá a trocar de informações entre o campus e a matriz. 

A UNIFAL-MG já tem dois campus instalados em Varginha e Poços de Caldas e Ufla pretende se inspirar no modelo utilizado por ela para aplicar em São Sebastião do Paraíso.

Outro propósito da vinda da equipe da UFLA à cidade foi para dar início aos trâmites burocráticos na Receita Federal e Estadual, com a criação do CNPJ, e no setor de arrecadação do município. 

“Estamos muito felizes por acompanhar o desenvolvimento do processo de instalação de um campus universitário tão importante em nosso município. Hoje, os contadores e demais membros da equipe administrativa da UFLA ajustaram com a gerência de arrecadação da Prefeitura o procedimento o município deve adotar para receber de forma mais célere o ISS que irá incidir sobre as obras do campus. Além do impacto econômico no comércio, no setor de serviços e no ramo imobiliário, que acontecerá em virtude da chegada da Ufla, o nosso município também passará a arrecadar mais impostos”, salientou o prefeito Walker Américo.

O diretor de convênios da UFLA, Fábio Lasmar, juntamente com o prefeito e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico trataram também dos últimos detalhes do convênio que será celebrado entre o município e a universidade para cessão do Anexo 1, o qual será cedido para o início das atividades já no próximo ano. 

“Foi mais um dia muito importante para o nosso campus, pois, cumprimos uma nova uma etapa de sua implantação. Recebemos a equipe administrativa, que ainda não conhecia os espaço onde hoje é da Ufla e nem a área que será cedida provisoriamente para o início das aulas. Na semana passada recebemos os engenheiros, que fizeram toda a análise de solo e esgotamento sanitário, também da parte de abastecimento de água e energia elétrica. De acordo com os levantamentos realizados, as instalações estão em perfeito estado, não precisando de novos investimentos, mas apenas adequações ao projeto do campus”, finalizou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Araújo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...