Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES, PROFISSIONAIS E O MERCADO EM SINTONIA

Feira das Profissões do Senac em Lavras reúne população em busca de orientação e oportunidades

Estudantes de Lavras e região, profissionais e visitantes estiveram no Senac em busca de orientação sobre mercado de trabalho, oportunidades de emprego e capacitação profissional. Na abertura do Senac Pro – Feira de Profissões, o diretor executivo da empresa Jeito Caseiro Alimentos, Antônio Alberto Júnior, deu exemplos de situações reais onde a iniciativa e proatividade geram valiosas oportunidades. 

“Muitas pessoas estão em busca de uma promoção. No entanto, poucos apresentam resultados e realmente estão prontos para um novo desafio.”


Pensar fora da caixa, surpreender o cliente, cuidar da imagem e do marketing pessoal foram alguns dos tópicos debatidos pelos convidados na abertura. 

“Interagimos muito com todos e tenho certeza que as pessoas que aqui estiveram vão levar muitas lições sobre trabalho”, resumiu o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Lavras, Caio Gourlart. 

“A experiência que tivemos com a nossa jornada ao longo desses anos pôde contribuir com os objetivos de alguns participantes e torço para que todos tenham sucesso na sua vida profissional”, complementou.

Felipe Moura, aluno do curso técnico em Logística do Senac, apreciou a mesa redonda. “Abriu meus olhos quanto ao empreendedorismo. Todos os convidados contribuíram muito para expandir as nossas ideias, me sinto mais seguro para empreender, com sabedoria, seguindo as técnicas e orientações dos convidados.”

Os cerca de 300 visitantes puderam conhecer as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho através do programa Jovem Aprendiz. Com o Rede de Carreiras, disponibilizaram currículo para empresas parceiras em todo estado, simularam processos seletivos, recebendo dicas e o feedbacks durante a simulação, contribuindo para o melhor desempenho.

Os alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho organizaram a feira de equipamentos de proteção individual (EPI), apresentando aos visitantes suas finalidades e a importância quando o assunto é o bem-estar e condições seguras no ambiente de trabalho. 

“Apresentamos os EPI’s, também os equipamentos de medição, transmitimos um pouco do nosso conhecimento e o público ficou bem interessado”, comenta Lucas Oliveira, ex-aluno do Senac.

Feira da Empresa Simulada
Um cartão de débito virtual com R$ 3 mil para adquirir produtos e serviços das empresas simuladas La Casa de Pizza e New Power Cosmetic foi o presente concedido pelos alunos do curso técnico em Administração aos visitantes. 

Com atuação nos segmentos alimentício e da beleza, respectivamente, as empresas ofereceram pizzas e refrigerantes de vários sabores, serviços de maquiagem, escova, penteados e outros atrativos. 

O orientador Carlos Henrique Ribeiro explica que a disciplina consolida tudo o que os alunos viram anteriormente em sala de aula, proporcionando a prática para executar tudo o que foi aprendido durante o curso. 

“Hoje os alunos experimentam a oportunidade de vender, comprar, precificar, atender ao cliente e solucionar problemas de uma empresa simulada, porém com toda dinâmica de uma empresa real.”

Fábio Fernandes é professor universitário no curso de Administração e veio conferir o resultado do trabalho dos alunos do curso técnico. 

“É muito interessante que eles realmente conheçam esses processos. Acredito que o curso técnico realmente dá uma visão muito grande para os alunos enfrentarem o mercado, que precisa de profissionais capacitados”, explica.

Senac Pró – Feira das Profissõe
A Feira das Profissões do Senac é uma iniciativa da instituição para orientar jovens e profissionais sobre carreira e oportunidades de desenvolvimento profissional. Realizado desde 2016 em todas as regiões do estado, o evento já recebeu milhares de jovens em suas atividades.

com Diego Campos Tomáz - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...