Pular para o conteúdo principal

IMPRENSA DE BH DESTACA SERVIÇO DE MOTOLÂNCIA DO SAMU EM POÇOS


Poços de Caldas, no Sul de Minas esteve no noticiário impresso da capital mineira na última semana, por um bom motivo: ser a única cidade do Estado a ter o serviço de motolância em funcionamento. 

A edição da última quinta-feira, 20, do Metro Jornal, coloca Poços como exemplo bem sucedido de uso da motolância para prestar socorro com mais agilidade a diferentes tipos de atendimentos.

A reportagem intitulada – “BH pode receber motolâncias para agilizar socorro médico”, fala sobre projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte, que prevê o uso de motocicletas para atendimento a emergências de saúde na cidade. 

O texto ressalta ainda atendimentos já prestados pela motolância do SAMU a locais de difícil acesso em Poços, como a ocorrência em maio, em que um trilheiro de moto foi socorrido em uma área onde a viatura não conseguiria chegar.

No sábado, 15, a motolância do SAMU de Poços já havia sido destaque no Jornal Hoje em Dia, outra publicação da capital mineira. Na reportagem – “BH pode ter motolância para agilizar socorro”, o texto ressalta Poços como a única cidade de Minas a ter o serviço em operação.

De acordo com o jornal, cinco motolâncias foram entregues a municípios mineiros, pelo Ministério da Saúde, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES): duas para a capital, duas para Contagem (Grande BH) e uma para Poços, onde o serviço funciona de fato, com resolutividade e melhoria do tempo resposta, conforme destaca a publicação.

A motolância começou a ser efetivamente utilizada em Poços, em janeiro deste ano. O veículo já fazia parte da frota, desde 2009, chegou a rodar por alguns meses de forma irregular, quando o Ministério da Saúde determinou a suspensão do uso. Para a circulação da motolância, foi obrigatório que os condutores, técnicos de enfermagem ou enfermeiros, fizessem o curso de capacitação Grupo de Motociclista de Atendimento as Urgências (GMAU).

O treinamento dado em Guarulhos, em São Paulo, com duração de 60 horas, aprovou os dois socorristas de Poços e possibilitou a implantação efetiva do serviço na cidade. 

Os socorristas da motolância carregam no baú da moto e em uma mochila, tudo o que faz parte do material de trabalho das ambulâncias, como medicamentos, desfibrilador, talas, colares cervicais, aparelhos de medição de glicemia e de pressão, entre outros equipamentos, o que permite o atendimento a múltiplos casos.

O secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, entrevistado por ambos os jornais, reforçou o interesse em ampliar o serviço no município. 

“Os resultados da motolância são muito satisfatórios, com alta capacidade de resolutividade, com finalização do atendimento no local da ocorrência em diversos casos e com mais agilidade. Além disso, é uma opção que diminui a demanda das ambulâncias, liberando essas viaturas para atendimentos mais complexos. Desde o início do ano, solicitamos ao Ministério da Saúde, uma outra moto, porque acreditamos na importância deste serviço para o atendimento da população. Ficamos muito felizes com este destaque obtido na imprensa da capital e parabenizamos toda a equipe do SAMU, porque todos possuem mérito neste resultado”.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência é para casos que envolvam riscos de morte, como vítimas de traumas e acidentes graves, de queda de grande altura, de insuficiência respiratória, além de mulheres em trabalho de parto, entre outros atendimentos. O número para solicitação do SAMU é o 192.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...