Pular para o conteúdo principal

IMPRENSA DE BH DESTACA SERVIÇO DE MOTOLÂNCIA DO SAMU EM POÇOS


Poços de Caldas, no Sul de Minas esteve no noticiário impresso da capital mineira na última semana, por um bom motivo: ser a única cidade do Estado a ter o serviço de motolância em funcionamento. 

A edição da última quinta-feira, 20, do Metro Jornal, coloca Poços como exemplo bem sucedido de uso da motolância para prestar socorro com mais agilidade a diferentes tipos de atendimentos.

A reportagem intitulada – “BH pode receber motolâncias para agilizar socorro médico”, fala sobre projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte, que prevê o uso de motocicletas para atendimento a emergências de saúde na cidade. 

O texto ressalta ainda atendimentos já prestados pela motolância do SAMU a locais de difícil acesso em Poços, como a ocorrência em maio, em que um trilheiro de moto foi socorrido em uma área onde a viatura não conseguiria chegar.

No sábado, 15, a motolância do SAMU de Poços já havia sido destaque no Jornal Hoje em Dia, outra publicação da capital mineira. Na reportagem – “BH pode ter motolância para agilizar socorro”, o texto ressalta Poços como a única cidade de Minas a ter o serviço em operação.

De acordo com o jornal, cinco motolâncias foram entregues a municípios mineiros, pelo Ministério da Saúde, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES): duas para a capital, duas para Contagem (Grande BH) e uma para Poços, onde o serviço funciona de fato, com resolutividade e melhoria do tempo resposta, conforme destaca a publicação.

A motolância começou a ser efetivamente utilizada em Poços, em janeiro deste ano. O veículo já fazia parte da frota, desde 2009, chegou a rodar por alguns meses de forma irregular, quando o Ministério da Saúde determinou a suspensão do uso. Para a circulação da motolância, foi obrigatório que os condutores, técnicos de enfermagem ou enfermeiros, fizessem o curso de capacitação Grupo de Motociclista de Atendimento as Urgências (GMAU).

O treinamento dado em Guarulhos, em São Paulo, com duração de 60 horas, aprovou os dois socorristas de Poços e possibilitou a implantação efetiva do serviço na cidade. 

Os socorristas da motolância carregam no baú da moto e em uma mochila, tudo o que faz parte do material de trabalho das ambulâncias, como medicamentos, desfibrilador, talas, colares cervicais, aparelhos de medição de glicemia e de pressão, entre outros equipamentos, o que permite o atendimento a múltiplos casos.

O secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, entrevistado por ambos os jornais, reforçou o interesse em ampliar o serviço no município. 

“Os resultados da motolância são muito satisfatórios, com alta capacidade de resolutividade, com finalização do atendimento no local da ocorrência em diversos casos e com mais agilidade. Além disso, é uma opção que diminui a demanda das ambulâncias, liberando essas viaturas para atendimentos mais complexos. Desde o início do ano, solicitamos ao Ministério da Saúde, uma outra moto, porque acreditamos na importância deste serviço para o atendimento da população. Ficamos muito felizes com este destaque obtido na imprensa da capital e parabenizamos toda a equipe do SAMU, porque todos possuem mérito neste resultado”.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência é para casos que envolvam riscos de morte, como vítimas de traumas e acidentes graves, de queda de grande altura, de insuficiência respiratória, além de mulheres em trabalho de parto, entre outros atendimentos. O número para solicitação do SAMU é o 192.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...