Pular para o conteúdo principal

MEIO AMBIENTE: PASSOS ESTUDA IMPLANTAR USINA PARA GERAR ENERGIA A PARTIR DO LIXO


O município de Passos, no Sul de Minas, está iniciando estudos visando a possível implantação de uma usina termoquímica, que transforma o lixo em gases que, posteriormente, serão fontes de energia elétrica. 

Com isso, todo o lixo depositado no aterro sanitário e os novos resíduos que forem recolhidos servirão de combustível para a geração energética. 

Como forma de verificar o funcionamento da usina, o prefeito Carlos Renato Lima Reis e o secretário de Obras, Sidnei Ramos, o procurador do município Marcelo Vasconcellos e ex-diretor de Furnas, Sérgio Araújo estiveram em Boa Esperança no último dia 13, para conhecer a primeira Usina Termoquímica de Geração de Energia.

Eles foram recebidos pelo prefeito daquela cidade, Hideraldo Henrique Silva, diretor técnico Luciano Reis Infiesta e diretor executivo William Barbassa, para analisarem as melhores possibilidades de realização do projeto.

Ao todo, são cinco etapas, entre elas a trituração e o armazenamento do combustível derivado dos resíduos, que já é o final da transformação do lixo. Depois disso, o material é submetido a altas temperaturas dentro de uma caldeira. Nesse processo não há fogo nem queima do lixo. 

“Um processo que é realizado em um reator a 850 graus, onde quimicamente será tirada a energia contida em um gás. Esse gás vai entrar numa caldeira, gerar vapor para gerar energia elétrica em uma turbina a vapor", disse o diretor da empresa criadora da tecnologia, Luciano Infiesta.

Segundo ele, "esse é um projeto que usa a tecnologia de gaseificação, que é bastante diferente da incineração. A taxa de poluentes é muito baixa, é uma tecnologia que a gente entende que consegue dar destino para todos os resíduos sólidos de uma maneira geral e através do gás produzido, gerar a energia elétrica. O lixo é um combustível para o nosso processo a partir de agora. Esse processo já foi validado em uma primeira fase em uma planta reduzida de um parceiro e agora vamos partir para uma fase de tentar uma escala maior, com volumes maiores, se aproximando de um modelo real, com toda a dinâmica de coleta e catação de resíduos". 

A primeira Usina Termoquímica de Geração de Energia (UTGE) Boa Esperança tem capacidade de geração de 1 MWh de energia elétrica, o que corresponde a 25% de toda energia elétrica utilizada no município. 

A pretensão é que Passos tenha resultados semelhantes, trazendo um número alto de usuários da energia termoquímica.

O prefeito de Passos falou sobre sua expectativa em relação ao projeto. “Estamos animados e empenhados em trazer este grande projeto para Passos. Caso consigamos implantar a usina termoquímica no município, será um grande avanço para o meio-ambiente e também para os munícipes, que terão uma energia de qualidade produzida em sua cidade”, ressaltou Carlos Renato Lima Reis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...