Pular para o conteúdo principal

SEBRAE MINAS RECEBE COMITIVA DE EMPRESÁRIOS PARA MISSÃO TÉCNICA EM SANTA RITA DO SAPUCAÍ

Grupo de Maringá vai conhecer o ecossistema de inovação do Vale da Eletrônica 

Uma comitiva formada por 35 empresários e executivos do segmento de inovação e tecnologia da cidade de Maringá, no interior do Paraná, e representantes do Sebrae das cidades de Brasília, no Distrito Federal, Campinas, no interior de São Paulo e da cidade de São Paulo, além dos municípios mineiros de Uberaba e Uberlândia, chega a Santa Rita do Sapucaí hoje, quinta-feira, 6, para conhecer o ecossistema de inovação do Vale da Eletrônica, no Sul do estado. Liderados pelo Sebrae Minas, o grupo vai passar dois dias na cidade em uma imersão de empreendedorismo e inovação.

A missão técnica visa proporcionar aos empresários a oportunidade de conhecer os novos modelos de inovação e as tecnologias que estão sendo usadas nas empresas do município, com troca de experiências e networking. 

Durante a missão o grupo realizará visitas técnicas entre os principais atores que fazem com que o ecossistema de inovação de Santa Rita do Sapucaí seja destaque dentro e fora do país.

“Levaremos os empresários para vistas e reuniões com os principais parceiros que, em conjunto com o Sebrae Minas, fomentam o empreendedorismo na cidade. Será uma excelente oportunidade de conhecerem diferentes modelos de incubadoras tecnológicas e toda a ambiência do ecossistema de inovação em Santa Rita do Sapucaí. O grupo terá, ainda, a chance de participar de bate-papos com profissionais que se destacam em promover a inovação e de conhecer cases inspiradores sobre novas possibilidades e ideais”, avalia o analista do Sebrae Minas na microrregião do Vale da Eletrônica, Luiz Carlos Caldeira Junior.

Entre os locais a serem visitados pela comitiva estão a Escola Técnica de Eletrônica (ETE), para conhecerem a história de Santa Rita do Sapucaí; a Incubadora Municipal de Santa Rita do Sapucaí (Prointec), onde saberão quais ações são realizadas pelo município para o surgimento de novos negócios e como é o funcionamento do condomínio de empresas; o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), para conhecer sobre o perfil do empreendedor da cidade, o número de empregos gerados e a representatividade do ecossistema local no estado e no país; a incubadora do Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI), para saber sobre os processos de incubação da instituição de ensino; o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), onde poderão conhecer todos os processos, desde a ideação até a pré-aceleração das startups, além das atividades realizadas no centro de competências da universidade. Para fechar as visitas, os empresários se reunirão com o Sebrae Minas para entender como as ações realizadas pela instituição convergem com as iniciativas do território e qual a importância do Sebrae Minas no fomento e atuação do empreendedorismo e inovação.

“Durante os dois dias de trabalho, o grupo estará imerso no polo tecnológico que é referência mundial, tendo a oportunidade de importar conhecimento para aplicar em seus negócios. Os executivos terão a oportunidade de vivenciar a cultura do Vale da Eletrônica e participar de ações que permeiam a profissionalização de processos de gestão, discutindo novas técnicas, tendências e ferramentas de gestão aplicáveis ao cotidiano empresarial do segmento”, afirma o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Ribeiro Pereira.

Após as visitas técnicas, a comitiva participará de atividades no Hack Town, um festival de inovação, criatividade e tecnologia que ocorre de 6 a 9 de setembro, em Santa Rita do Sapucaí.

Sebrae Minas no Hack Town 2018
O Sebrae Minas é um dos parceiros na organização de mais uma edição do Hack Town. Com o objetivo de fomentar a inovação no Sul de Minas e apresentar o investimento anjo, será montado o Espaço Sebrae – local dedicado ao empreendedorismo, startups, inovação e economia criativa. 

A iniciativa será realizada na Cafeteria do Caruso (Praça Santa Rita, 88 – Centro), com atividades no dia 8 de setembro, das 8h30 às 18h30, para os participantes do festival.

No espaço serão promovidos debates e palestras sobre empreendedorismo e inovação: O investimento anjo no Brasil (o que é, como funciona, quais os riscos, possibilidades e benefícios); Investidas pelos Anjos do Brasil no Sul de Minas (apresentação de empresas que recebem investimento anjo); Passo a passo (simulação de investimento anjo, apresentação de pitchs e dicas relevantes sobre modelos de negócios); Economia comportamental e o Marketing (os efeitos de fatores psicológicos, sociais, cognitivos, emocionais e de fatores econômicos nas decisões de indivíduos e das corporações); Sustentabilidade nas empresas de tecnologia (apresentação das principais soluções para trazer equilíbrio sustentável para as empresas); Empreender é fácil. 

Difícil é se manter empreendendo (conversa sobre a realidade do que é empreender, dos desafios e fracassos, e como driblar todas essas dificuldades para se manter no caminho e alcançar seus sonhos e objetivos) e Cervejas Artesanais (conceitos importantes, como o que define cerveja e o que a torna artesanal, além de um panorama do setor no Brasil).

O Hack Town é um evento inspirado no norte-americano SxSW promovido em Austin, no Texas (USA). 

Durante os quatro dias de evento, as palestras e workshops acontecem simultaneamente em locais intimistas como bares, restaurantes e salas de aula, e os participantes montam sua grade com o que interessa na programação do festival.

com Luciana Trindade - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...