Pular para o conteúdo principal

TRE REALIZA A CARGA DAS URNAS PARA AS ELEIÇÕES 2018

Sistemas eleitorais, dados de eleitores e candidatos e mídias de gravação dos resultados são inseridos nas urnas eletrônicas 

As zonas eleitorais de todo o estado já começaram a preparar as urnas para a votação no 1º turno das Eleições 2018. 

Durante audiência pública, para a qual são convidados o Ministério Público e representantes de partidos políticos, as urnas recebem os dados de candidatos e eleitores e são carregadas com o software de votação e a mídia onde serão gravados os resultados. 

Além disso, são realizados vários testes nos equipamentos e, ao final do procedimento, as urnas são lacradas. A partir daí, não pode ser feita nenhuma alteração. 

Na capital mineira, a preparação das urnas das 18 zonas eleitorais começou no último final de semana e vai até o dia 28. O procedimento é realizado por servidores do TRE e supervisionado pelos chefes de cartório e juízes eleitorais. Nesta segunda-feira, 24, representantes do Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar e diversos veículos de imprensa estiveram no Centro de Apoio do TRE para acompanhar os trabalhos. 

A juíza Andréa Miranda, diretora do Foro Eleitoral de Belo Horizonte e titular da 29ª ZE, destacou que “é um trabalho de grande dimensão, aberto para que todos os interessados o conheçam. É importante dar transparência, e nós estamos fazendo isso”. 

O promotor de justiça Edson Resende, coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral do Ministério Público de Minas Gerais, afirmou que esse é um momento bastante relevante e, por isso, o MP está presente nas 304 zonas eleitorais do estado, “acompanhando o trabalho da Justiça Eleitoral, para dar ainda mais credibilidade ao procedimento”. 

No interior, cada zona eleitoral tem os seus procedimentos para guarda e distribuição das urnas, sempre com o apoio de instituições que garantem a segurança. 

Urnas em Minas Gerais 
Nas Eleições 2018, cerca de 47.000 urnas eletrônicas serão utilizadas nos 10.062 locais de votação em todo o estado. Desse total, 5.886 são urnas de contingência. 

Em Belo Horizonte, serão usadas 4.864 urnas – sendo 278 de contingência - em 430 locais de votação. 

Urnas de contingência são utilizadas para substituição, caso algum equipamento tenha defeito de funcionamento. Nas Eleições 2016, 404 urnas foram substituídas por outras no primeiro turno. Em 2014, foram substituídos 213 equipamentos também no primeiro turno.

Nas urnas de Minas Gerais, estão sendo inseridas as informações de 2.251 candidatos, sendo 13 que concorrem ao cargo de presidente, nove para governador, 15 para senador, 861 para deputado federal e 1.301 para deputado estadual. 

Nesse total, estão todos os candidatos considerados, no momento, aptos a disputar a eleição. Além dos deferidos, enquadram-se nessa situação aqueles que estão sub-judice. 

Nas Eleições 2018, urnas com identificação biométrica dos eleitores serão utilizadas em 731 cidades. 

Em 122 municípios, a votação com identificação biométrica dos eleitores não será adotada. Isso ocorrerá porque nem todos os modelos de urnas eletrônicas utilizadas nas Eleições 2018 possuem o leitor dos dados biométricos. 

Em 84 municípios a votação será totalmente biométrica e em 769, será mista (ou híbrida), ou seja, o eleitor que não fez o recadastramento biométrico poderá votar da maneira tradicional. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...