Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS ABRE INSCRIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE BANCO DE PERITOS


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio de sua Corregedoria-Geral de Justiça, abre inscrições para cadastro, gerenciamento de peritos, órgãos técnicos ou científicos, tradutores, intérpretes, leiloeiros públicos e corretores, desde esta partir da terça-feira, 25. Os interessados devem acessar o Sistema Eletrônico Auxiliares da Justiça – Sistema AJ, para cadastramento. 

Não há data limite para a manifestação de interesse. Processos cíveis da Justiça Comum amparados pela justiça gratuita e que aguardam a realização de perícias poderão ser retomados com mais rapidez.

O Sistema AJ conterá três registros: Cadastro Eletrônico de Peritos e Órgãos Técnicos ou Científicos (CPTEC), destinado a interessados em prestar serviços de perícia ou exame técnico nos processos de natureza cível; para tradutores e intérpretes em processos judiciais (CTRADI) e para corretores dedicados a alienações particulares e leilões judiciais (CCOLE).

Cadastros
Foi publicado o Edital de credenciamento nº 1/2018 contendo os requisitos e as condições necessárias para cadastro nos sistemas CPTEC e CTRADI, bem como a relação de documentos a serem apresentados pelos profissionais e órgãos técnicos ou científicos interessados em se cadastrar nos módulos do sistema AJ.

O cadastro no Sistema CCOLE foi regulamentado pelo Edital de credenciamento nº 2/2018, disponibilizado no DJe de 21/09/2018.

Para cadastramento de pessoas físicas e órgãos técnicos e científicos, é necessária a apresentação de diversos documentos que serão solicitados quando do acesso ao sistema.

O sistema abrange todo o Estado de Minas Gerais. Ao cadastrar-se, o profissional deverá informar a(s) comarca(s) onde pretende trabalhar. A documentação enviada será analisada e, aprovado o cadastro, o profissional estará habilitado a atuar nas comarcas escolhidas. A aprovação ou não do cadastro será informada ao interessado no prazo máximo de 30 dias, contados da entrega da documentação completa, por meio de correio eletrônico.

Informações complementares poderão ser obtidas pelo e-mail informacaocptec@tjmg.jus.br, no caso de peritos e órgãos técnicos ou científicos, ou informacaoctradi@tjmg.jus.br, no caso de tradutores e intérpretes.

O único meio para o envio de documentos e informações é por meio do Sistema AJG/TJMG, e eles devem ser anexados no ambiente do sistema, na tela própria para tal. Não serão aceitos documentos enviados por e-mail, fax ou pelo correio.

A escolha do perito para atuar nos processos depende exclusivamente do magistrado da causa, e o perito, ao ser nomeado pelo juiz no processo, realizará o trabalho durante o tempo necessário para responder aos quesitos apresentados.

Nas perícias, traduções e interpretações custeadas pelas partes, os honorários serão arbitrados pelo juiz, conforme legislação vigente, desde que o profissional ou órgão esteja regularmente credenciado no Sistema AJ.

Nos casos de gratuidade de Justiça, os honorários serão definidos de acordo com a Portaria da Presidência nº 3.185/2015.

Deveres
Entre os deveres dos profissionais credenciados estão agir com diligência, observar o sigilo devido nos processos que correm em segredo de justiça, observar rigorosamente o dia e os horários designados para a realização das perícias e traduções/interpretações e entregar os laudos periciais e/ou complementares e as traduções no prazo legal ou naquele fixado pelo magistrado.

O credenciamento no Tribunal de Justiça ou a efetiva atuação do profissional não gera vínculo empregatício ou estatutário, nem obrigação de natureza previdenciária entre o perito e o poder público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.