Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS ABRE INSCRIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE BANCO DE PERITOS


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio de sua Corregedoria-Geral de Justiça, abre inscrições para cadastro, gerenciamento de peritos, órgãos técnicos ou científicos, tradutores, intérpretes, leiloeiros públicos e corretores, desde esta partir da terça-feira, 25. Os interessados devem acessar o Sistema Eletrônico Auxiliares da Justiça – Sistema AJ, para cadastramento. 

Não há data limite para a manifestação de interesse. Processos cíveis da Justiça Comum amparados pela justiça gratuita e que aguardam a realização de perícias poderão ser retomados com mais rapidez.

O Sistema AJ conterá três registros: Cadastro Eletrônico de Peritos e Órgãos Técnicos ou Científicos (CPTEC), destinado a interessados em prestar serviços de perícia ou exame técnico nos processos de natureza cível; para tradutores e intérpretes em processos judiciais (CTRADI) e para corretores dedicados a alienações particulares e leilões judiciais (CCOLE).

Cadastros
Foi publicado o Edital de credenciamento nº 1/2018 contendo os requisitos e as condições necessárias para cadastro nos sistemas CPTEC e CTRADI, bem como a relação de documentos a serem apresentados pelos profissionais e órgãos técnicos ou científicos interessados em se cadastrar nos módulos do sistema AJ.

O cadastro no Sistema CCOLE foi regulamentado pelo Edital de credenciamento nº 2/2018, disponibilizado no DJe de 21/09/2018.

Para cadastramento de pessoas físicas e órgãos técnicos e científicos, é necessária a apresentação de diversos documentos que serão solicitados quando do acesso ao sistema.

O sistema abrange todo o Estado de Minas Gerais. Ao cadastrar-se, o profissional deverá informar a(s) comarca(s) onde pretende trabalhar. A documentação enviada será analisada e, aprovado o cadastro, o profissional estará habilitado a atuar nas comarcas escolhidas. A aprovação ou não do cadastro será informada ao interessado no prazo máximo de 30 dias, contados da entrega da documentação completa, por meio de correio eletrônico.

Informações complementares poderão ser obtidas pelo e-mail informacaocptec@tjmg.jus.br, no caso de peritos e órgãos técnicos ou científicos, ou informacaoctradi@tjmg.jus.br, no caso de tradutores e intérpretes.

O único meio para o envio de documentos e informações é por meio do Sistema AJG/TJMG, e eles devem ser anexados no ambiente do sistema, na tela própria para tal. Não serão aceitos documentos enviados por e-mail, fax ou pelo correio.

A escolha do perito para atuar nos processos depende exclusivamente do magistrado da causa, e o perito, ao ser nomeado pelo juiz no processo, realizará o trabalho durante o tempo necessário para responder aos quesitos apresentados.

Nas perícias, traduções e interpretações custeadas pelas partes, os honorários serão arbitrados pelo juiz, conforme legislação vigente, desde que o profissional ou órgão esteja regularmente credenciado no Sistema AJ.

Nos casos de gratuidade de Justiça, os honorários serão definidos de acordo com a Portaria da Presidência nº 3.185/2015.

Deveres
Entre os deveres dos profissionais credenciados estão agir com diligência, observar o sigilo devido nos processos que correm em segredo de justiça, observar rigorosamente o dia e os horários designados para a realização das perícias e traduções/interpretações e entregar os laudos periciais e/ou complementares e as traduções no prazo legal ou naquele fixado pelo magistrado.

O credenciamento no Tribunal de Justiça ou a efetiva atuação do profissional não gera vínculo empregatício ou estatutário, nem obrigação de natureza previdenciária entre o perito e o poder público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...