Pular para o conteúdo principal

BRINQUEDOTECA DO CURSO DE PEDAGOGIA É INAUGURADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS


O Departamento de Educação (DED) inaugurou no último dia 3, a Brinquedoteca do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Cerca de 40 crianças, de 2 e 3 anos, da Escola Municipal Juraci Elisa da Costa foram convidadas a participar da tarde lúdica.

A brinquedoteca é um requisito legal para o funcionamento dos cursos de Pedagogia, entendido como um laboratório de práticas pedagógicas que faz a interlocução entre teoria e prática, pensando no brincar como um elemento primordial para o desenvolvimento da criança e da infância.

A proposta foi desenvolvida pela coordenadora do Grupo de Pesquisa e Formação Docente e Práticas Pedagógicas (Forpedi) e professora do curso de Pedagogia, Francine de Paulo Martins Lima, atualmente responsável pela Brinquedoteca. 

Segundo a pesquisadora, a proposta é ter um espaço que atenda aos requisitos legais para o funcionamento do curso de Pedagogia, além de desenvolver um processo formativo que tenha o brincar como um compromisso da formação docente. 


“Entendemos que o brincar é a atividade principal da criança, pautado em referenciais teóricos específicos. E sendo o brincar tão fundamental, precisamos, enquanto professores, nos apropriar desse conhecimento e dessas informações para que possamos olhar para a criança numa perspectiva de respeito e promoção do desenvolvimento infantil. Assim, a brinquedoteca revela-se como um espaço para o desenvolvimento do protagonismo, da cultura infantil e para a promoção da infância, mas também para a promoção de uma formação docente comprometida com o brincar no âmbito do curso e para além dele”, afirma a professora.

Além da professora, a Brinquedoteca também conta com o apoio de professoras ligadas às disciplinas da educação da infância, do curso de Pedagogia. Vinculado ao projeto Oficina do Brincar, o espaço conta com uma equipe de 4 bolsistas e 2 alunas de iniciação científica, do Forpedi, responsáveis pelo desenvolvimento das ações e da manutenção da Brinquedoteca. 

“Está sendo uma oportunidade de vivenciarmos na prática um pouco do que estudamos em sala de aula, além de ser uma oportunidade de desenvolver a minha pesquisa que está relacionada a todo esse processo de construção da Brinquedoteca”, diz Isabel Dornelas, integrante do grupo e estudante de Pedagogia.

Brinquedos, brincadeiras e aprendizagens
A Brinquedoteca é pensada e organizada para que as crianças possam desenvolver o processo criativo e imaginativo, que se dá pelo e no brincar. 

É um ambiente especialmente lúdico que convida a criança a explorar, experimentar, sentir e a fantasiar por meio do contato com brinquedos estruturados e não estruturados diversos que instigam o brincar e buscam estimular o protagonismo e autonomia infantil. 

A Brinquedoteca conta ainda com uma programação especial com a proposição de brincadeiras da cultura infantil, momentos de musicalização e contação de histórias, além de oportunizar o acesso a cerca de 700 livros de literatura infantil. O espaço busca proporcionar ações que se articulam com o ensino, a pesquisa e a extensão, e será um ambiente aberto às crianças da comunidade.

A coordenadora da escola visitante, professora Michele Aparecida Pimenta, afirma que as crianças aprendem brincando. 

“São esses espaços que vão proporcionar esse aprendizado. O convite feito pelo DED fez com que as crianças tivessem um dia único.”

“Quando a criança brinca, ela desenvolve mecanismos e processos para compreender a si e ao mundo. Percebendo a criança nessa perspectiva, passamos a respeitar suas necessidades, seus desejos, seus anseios e então passamos ao encaminhamento de propostas de formação e práticas pedagógicas que coadunam com a ideia de promoção do desenvolvimento integral da criança, no aspecto físico, psicológico, emocional, social e afetivo”, explica a professora Francine.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...