Pular para o conteúdo principal

BRINQUEDOTECA DO CURSO DE PEDAGOGIA É INAUGURADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS


O Departamento de Educação (DED) inaugurou no último dia 3, a Brinquedoteca do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Cerca de 40 crianças, de 2 e 3 anos, da Escola Municipal Juraci Elisa da Costa foram convidadas a participar da tarde lúdica.

A brinquedoteca é um requisito legal para o funcionamento dos cursos de Pedagogia, entendido como um laboratório de práticas pedagógicas que faz a interlocução entre teoria e prática, pensando no brincar como um elemento primordial para o desenvolvimento da criança e da infância.

A proposta foi desenvolvida pela coordenadora do Grupo de Pesquisa e Formação Docente e Práticas Pedagógicas (Forpedi) e professora do curso de Pedagogia, Francine de Paulo Martins Lima, atualmente responsável pela Brinquedoteca. 

Segundo a pesquisadora, a proposta é ter um espaço que atenda aos requisitos legais para o funcionamento do curso de Pedagogia, além de desenvolver um processo formativo que tenha o brincar como um compromisso da formação docente. 


“Entendemos que o brincar é a atividade principal da criança, pautado em referenciais teóricos específicos. E sendo o brincar tão fundamental, precisamos, enquanto professores, nos apropriar desse conhecimento e dessas informações para que possamos olhar para a criança numa perspectiva de respeito e promoção do desenvolvimento infantil. Assim, a brinquedoteca revela-se como um espaço para o desenvolvimento do protagonismo, da cultura infantil e para a promoção da infância, mas também para a promoção de uma formação docente comprometida com o brincar no âmbito do curso e para além dele”, afirma a professora.

Além da professora, a Brinquedoteca também conta com o apoio de professoras ligadas às disciplinas da educação da infância, do curso de Pedagogia. Vinculado ao projeto Oficina do Brincar, o espaço conta com uma equipe de 4 bolsistas e 2 alunas de iniciação científica, do Forpedi, responsáveis pelo desenvolvimento das ações e da manutenção da Brinquedoteca. 

“Está sendo uma oportunidade de vivenciarmos na prática um pouco do que estudamos em sala de aula, além de ser uma oportunidade de desenvolver a minha pesquisa que está relacionada a todo esse processo de construção da Brinquedoteca”, diz Isabel Dornelas, integrante do grupo e estudante de Pedagogia.

Brinquedos, brincadeiras e aprendizagens
A Brinquedoteca é pensada e organizada para que as crianças possam desenvolver o processo criativo e imaginativo, que se dá pelo e no brincar. 

É um ambiente especialmente lúdico que convida a criança a explorar, experimentar, sentir e a fantasiar por meio do contato com brinquedos estruturados e não estruturados diversos que instigam o brincar e buscam estimular o protagonismo e autonomia infantil. 

A Brinquedoteca conta ainda com uma programação especial com a proposição de brincadeiras da cultura infantil, momentos de musicalização e contação de histórias, além de oportunizar o acesso a cerca de 700 livros de literatura infantil. O espaço busca proporcionar ações que se articulam com o ensino, a pesquisa e a extensão, e será um ambiente aberto às crianças da comunidade.

A coordenadora da escola visitante, professora Michele Aparecida Pimenta, afirma que as crianças aprendem brincando. 

“São esses espaços que vão proporcionar esse aprendizado. O convite feito pelo DED fez com que as crianças tivessem um dia único.”

“Quando a criança brinca, ela desenvolve mecanismos e processos para compreender a si e ao mundo. Percebendo a criança nessa perspectiva, passamos a respeitar suas necessidades, seus desejos, seus anseios e então passamos ao encaminhamento de propostas de formação e práticas pedagógicas que coadunam com a ideia de promoção do desenvolvimento integral da criança, no aspecto físico, psicológico, emocional, social e afetivo”, explica a professora Francine.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...