Pular para o conteúdo principal

ENADE 2017: DESEMPENHO DE CURSOS DA UFLA SE MANTÉM ACIMA DA MÉDIA


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 9, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado em 2017. 

Dezenove cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) passaram pelo Exame nessa edição e obtiveram resultado acima da média das instituições de ensino superior: enquanto no Brasil 28,6% dos cursos têm os melhores conceitos (4 e 5), na UFLA, 93,3% dos cursos avaliados ocupam essa faixa de destaque.

No País, 537.360 estudantes concluintes, de 1.478 instituições de ensino, foram avaliados. O Enade é previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem o objetivo de avaliar o desempenho de quem conclui os cursos de graduação, tanto em conteúdos gerais, quanto naqueles específicos da área de formação. 

É um exame obrigatório, sendo exigido para que o estudante participe da colação de grau. A cada ano, grupos diferentes de cursos passam pelo exame, em um ciclo que se completa trienalmente. 

Em 2017, fizeram o Enade cursos das áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins (bacharelados e licenciaturas); e controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial (cursos superiores de tecnologias).

Dos 36 cursos da UFLA, 19 foram avaliados em 2017, sendo 15 na modalidade presencial e 4 na modalidade de Educação a Distância (EaD). 

No geral, os cursos mantiveram suas notas ou evoluíram. De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, considerando o conjunto de instituições que participaram do Enade, o resultado da UFLA foi excelente. 

“O nível de excelência se mantém inclusive quando se compara com o grupo de Instituições Públicas Federais e com as instituições de Minas Gerais. Em Minas, 35,7% das instituições estão nessa faixa dos conceitos equivalentes a muito bom e ótimo (notas 4 e 5). Já se considerarmos apenas as instituições federais do País, o percentual é de 49,3%. A UFLA está nesses grupos com melhores indicadores de avaliação”, diz.

Após a etapa de 2017, a UFLA conta agora com 28 cursos que já participaram do Enade em pelo menos uma edição: 7 cursos da instituição possuem o conceito 5  (25%), 17 cursos o conceito 4  (61%), 1 curso na média geral, com conceito 3, equivalente a “bom” (4%) e 3 cursos com conceito 2  (10%), sendo que desses três casos dois são referentes a cursos em extinção, da modalidade EaD. Outros oito cursos da UFLA serão avaliados em edições futuras: Direito, Pedagogia, Engenharias da Área Básica de Ingresso (ABI), Medicina e Engenharia Física.

Confira os cursos presenciais avaliados em 2017:
clique na imagem para ampliar

Entre os cursos da modalidade EaD, Pedagogia obteve nota 4. Já três cursos cuja oferta para ingresso foi interrompida em 2013 - Letras Português, Letras Inglês e Filosofia – ficaram com nota 2.

Outro indicador já divulgado pelo Inep é o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). Ele leva em conta uma comparação entre o desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Enade, buscando mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. 

Para novembro, está prevista a divulgação do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que também consideram o Enade.

com Ana Eliza Alvim - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...