Pular para o conteúdo principal

MEDALHA SANTOS DUMONT HOMENAGEIA 126 PERSONALIDADES QUE CONTRIBUEM COM O ESTADO

Em carta, governador Fernando Pimentel reafirmou seu compromisso com os mineiros e destacou a necessidade de uma atuação democrática dos novos eleitos

O Governo de Minas homenageou nesta terça-feira, 30, na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont, na Zona da Mata, 126 personalidades e entidades com a entrega da Medalha Santos Dumont. 

A honraria foi criada em 1956 para comemorar os cinquenta anos do primeiro voo do brasileiro Alberto Santos Dumont em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França). 

O governador Fernando Pimentel (PT) não pôde comparecer à cerimônia por falta de teto para se deslocar à cidade e, por isso, enviou uma carta pelo secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, que o representou.

Em sua mensagem, Fernando Pimentel destacou que o país vive um momento “desafiador”, mas que agora, após as eleições, os mineiros não devem deixar de sonhar e buscar uma Minas Gerais e um Brasil “mais justos e fraternos”. 

“O povo é soberano, a maioria fez sua escolha e o futuro presidente iniciará seu governo com legitimidade estabelecida pelo voto, como deve ser em uma democracia. Uma democracia feita por 209 milhões de brasileiros e brasileiras que esperam que o governo que se inicia em 1º de janeiro de 2019 honre nossa Constituição e as instituições democráticas. Que esperam que os direitos de cidadania sejam respeitados e fortalecidos, para que a extraordinária diversidade que nos caracteriza seja valorizada”, afirmou Pimentel em texto.

O governador destacou que, após o fim do seu mandato, permanecerá “um defensor intransigente dos interesses do Estado junto ao governo federal”. 

“Da minha parte, sempre estarei entre os que defendem o direito das minorias, dos oprimidos, dos humilhados, dos esquecidos. Sempre me alinharei entre os que trabalham pela construção de uma Nação comprometida com os direitos e os sonhos de todas as brasileiras e brasileiros. Uma Nação democrática, que nos orgulha a todos”, destacou o governador, lembrando o esforço da sua gestão em superar as dificuldades e manter os serviços do Estado em funcionamento para a população.

Mineiro inspirador
Em seu discurso, o secretário de Cultura, Angelo Oswaldo, lembrou que Santos Dumont deu asas à humanidade. 

“Quem conhece a vida de Alberto Santos Dumont sabe que o Brasil atingiu um patamar superior na construção do conhecimento humano por meio de um mineiro da Mantiqueira que revolucionou a história dos homens e das mulheres”, pontuou.

O vice-prefeito de Santos Dumont, Gerson Guedes Rabello, parabenizou os agraciados em seu discurso e lembrou da importância histórica do inventor. “Todos vocês tornam-se agora parte da história de Minas Gerais e, consequentemente, do Brasil. Santos Dumont nos enche de orgulho. Ele fez dos seus sonhos, realizações. Foi através da sua humildade que pôde realizar grandezas e contribuiu para o progresso mundial”.

Homenageados
Dentre as personalidades e entidades homenageadas na cerimônia, 27 receberam a comenda no Grau Ouro, entre reitores e pró-reitores de universidades estaduais e federais, militares das Forças Armadas e magistrados. Uma das associações agraciadas foi o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG). Representado por Walkíria Gomes, a entidade atua para combater o preconceito em questões que envolvem gênero e orientação sexual no Estado. 

“É um reconhecimento do Governo de Minas com relação ao trabalho do Cellos, na diminuição do preconceito, da desigualdade social, a LGBTfobia, fazendo com que essas ações diminuam a violência no Estado”, afirmou Walkíria.

Professora durante 17 anos e escritora, Marilene Guzella Martins Lemos destacou a importância da homenagem a pessoas que contribuem para a cultura em Minas Gerais. Ela foi uma das 65 personalidades agraciadas no Grau Bronze.

“Essa é uma maneira das pessoas que contribuem com a cultura do Estado sentirem que seu trabalho está sendo reconhecido, sendo visto pela comunidade. Essa valorização representa muito para quem doa parte do seu tempo para a construção da cultura e a difusão do conhecimento que têm”, avaliou a escritora.

Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luciana de Gouveia Viana também foi agraciada. “Atribuo a minha indicação à minha passagem pela diretoria do Hospital das Clínicas da UFMG, um hospital de grande relevância para o Estado. É uma medalha que reconhece não só a atuação individual, mas todo o corpo de servidores públicos federais que atua lá”, afirmou.

Santos Dumont
Nascido em 20 de julho de 1873, Alberto Santos Dumont era o sexto filho de Francisca Santos e do engenheiro Henrique Dumont. A Fazenda Cabangu, local da cerimônia, é o lugar onde nasceu o inventor do avião e guarda um preciso acervo de Santos Dumont, entre réplicas de aviões e objetos do inventor.

Em 1892, ele foi estudar na França. Em 1906, realizou o voo do 14-Bis, um pequeno avião de alumínio, bambu e seda japonesa. O voo, considerado o primeiro feito com um aparelho mais pesado que o ar, foi registrado pela Federação Aeronáutica Internacional. Recebeu vários prêmios, inclusive do Aeroclube da França. Em 1932, já com a saúde debilitada, Santos Dumont foi levado pela família para uma estação de repouso no Guarujá, no litoral de São Paulo. Morreu no dia 23 de julho de 1932, três dias após completar 59 anos.

Presenças
Compareceram à solenidade os secretários de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes; de Esportes, René Vilela; o coordenador da Defesa Civil de Minas Gerais, coronel Fernando Arantes; o chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Edgard Estevo; o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela; e a reitora da UEMG, Lavínia Rodrigues.

Também estiveram presentes o deputado estadual Rogério Correia, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais; a desembargadora Mariângela Meyer, representando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cláudio Couto Terrão. O comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), brigadeiro do ar, Mário Sérgio Rodrigues; o comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), coronel-aviador Mauro Bellintani; e o coronel do Exército Brasileiro Sávio Lopes Gil, chefe do Estado-Maior do Comando da 4ª Região Militar, também compareceram, entre outras autoridades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...