Pular para o conteúdo principal

OPORTUNIDADE PARA TODOS

Pessoas com deficiência buscam capacitação técnica para ingressar no mercado de trabalho
Em Varginha, Felipe Costa dá exemplos de superação e perseverança em busca de um sonho profissional

Segundo dados do Instituto Brasileiro 2010 (IBGE), o Brasil tem mais de 45 milhões de habitantes com algum tipo de deficiência, número que corresponde a cerca de 24% da população do país. 

Em Minas Gerais, são quase 4,5 milhões de pessoas ou 22,62% da população. Em relação ao nível de instrução da população com deficiência, 14,2% possuem o fundamental completo, 17,7%, o médio completo e 6,7% possuem superior completo. 

A inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no Brasil ainda é um desafio, especialmente quando se trata de qualificação e inserção no mercado de trabalho. As oportunidades para esse público aumentaram com a aprovação da Lei de Cotas (nº 8.213/1991), que estabelece o percentual de 2% a 5% de vagas nas empresas com 100 ou mais funcionários.


Desde então, esses profissionais vêm rompendo o preconceito e conquistando espaço. Em Varginha, Mizael de Araújo Paulino [foto] acreditava que sua deficiência auditiva o impediria de atuar como enfermeiro. 

“A princípio, fiquei imaginando se um surdo poderia ser um profissional de saúde. Depois percebi que sim, que eu poderia ser. Com a formação necessária, sei que me tornarei um bom técnico em enfermagem”, avalia.

Na turma do curso técnico em Administração, o aluno Felipe José Costa tem múltiplas deficiências, mas nada o impede de ser independente. 

Ele mora sozinho em Paraguaçu, cidade localizada a 40 km de Varginha, e todos os dias se desloca com transporte público até o Senac. 

“Eu sonho em abrir meu próprio negócio. Faço curso de Administração para aprender como gerir minha empresa”, explica. 

Inclusão na escola
Em 2017, o Senac atendeu cerca de 600 pessoas com deficiência. Atualmente, a instituição tem 457 alunos com algum tipo de deficiência em cursos de formação profissional em todo estado. No Sul de Minas, o Senac atende a 84 alunos entre cegos, surdos, deficientes intelectuais, físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

Com o objetivo de viabilizar a capacitação de pessoas com deficiência em busca de oportunidades profissionais, o Senac conta com o Setor de Educação Inclusiva (Sedin), área com foco na inclusão de pessoas com deficiência e demais perfis como idosos, indivíduos em vulnerabilidade social e refugiados. 

Além do acompanhamento escolar, o setor analisa e trabalha adaptações necessárias à aprendizagem, como intérpretes de libras, materiais em braille, softwares com informações orais e mudança na metodologia didática de ensino do docente.

com Diego Tomáz - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...