Pular para o conteúdo principal

OPORTUNIDADE PARA TODOS

Pessoas com deficiência buscam capacitação técnica para ingressar no mercado de trabalho
Em Varginha, Felipe Costa dá exemplos de superação e perseverança em busca de um sonho profissional

Segundo dados do Instituto Brasileiro 2010 (IBGE), o Brasil tem mais de 45 milhões de habitantes com algum tipo de deficiência, número que corresponde a cerca de 24% da população do país. 

Em Minas Gerais, são quase 4,5 milhões de pessoas ou 22,62% da população. Em relação ao nível de instrução da população com deficiência, 14,2% possuem o fundamental completo, 17,7%, o médio completo e 6,7% possuem superior completo. 

A inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no Brasil ainda é um desafio, especialmente quando se trata de qualificação e inserção no mercado de trabalho. As oportunidades para esse público aumentaram com a aprovação da Lei de Cotas (nº 8.213/1991), que estabelece o percentual de 2% a 5% de vagas nas empresas com 100 ou mais funcionários.


Desde então, esses profissionais vêm rompendo o preconceito e conquistando espaço. Em Varginha, Mizael de Araújo Paulino [foto] acreditava que sua deficiência auditiva o impediria de atuar como enfermeiro. 

“A princípio, fiquei imaginando se um surdo poderia ser um profissional de saúde. Depois percebi que sim, que eu poderia ser. Com a formação necessária, sei que me tornarei um bom técnico em enfermagem”, avalia.

Na turma do curso técnico em Administração, o aluno Felipe José Costa tem múltiplas deficiências, mas nada o impede de ser independente. 

Ele mora sozinho em Paraguaçu, cidade localizada a 40 km de Varginha, e todos os dias se desloca com transporte público até o Senac. 

“Eu sonho em abrir meu próprio negócio. Faço curso de Administração para aprender como gerir minha empresa”, explica. 

Inclusão na escola
Em 2017, o Senac atendeu cerca de 600 pessoas com deficiência. Atualmente, a instituição tem 457 alunos com algum tipo de deficiência em cursos de formação profissional em todo estado. No Sul de Minas, o Senac atende a 84 alunos entre cegos, surdos, deficientes intelectuais, físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

Com o objetivo de viabilizar a capacitação de pessoas com deficiência em busca de oportunidades profissionais, o Senac conta com o Setor de Educação Inclusiva (Sedin), área com foco na inclusão de pessoas com deficiência e demais perfis como idosos, indivíduos em vulnerabilidade social e refugiados. 

Além do acompanhamento escolar, o setor analisa e trabalha adaptações necessárias à aprendizagem, como intérpretes de libras, materiais em braille, softwares com informações orais e mudança na metodologia didática de ensino do docente.

com Diego Tomáz - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...