Pular para o conteúdo principal

"PRA NÓS, TODO AMOR DO MUNDO"

 Formação de identidade e consumo musical dos fãs da banda Los Hermanos


Uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA) analisou o perfil dos fãs da banda Los Hermanos. Foram entrevistadas pessoas com idade entre 25 e 45 anos que, em sua juventude, tiveram contato com a banda, desenvolvendo e mantendo o apreço pela banda até os dias atuais. 

De acordo com os pesquisadores, o principal impacto que as canções da banda Los Hermanos geram nos fãs é o incentivo à reflexão. Essas pessoas geralmente buscam nessas canções um apoio ao que estão vivenciando, ou às atitudes que tomam em relação a si mesmo e às outras pessoas.

“Um ponto em comum entre a maioria dos entrevistados é a consciência de que, apesar de agirem de forma transparente, nem sempre a imagem que têm de si mesmo é percebida da mesma forma pelas outras pessoas, tornando-os, muitas vezes, incompreendidos pela sociedade. Coincidência ou não, essa incompreensão é apresentada como tema de ‘Cara estranho’, uma das músicas da banda mais citadas pelos entrevistados por sua importância e representatividade”, comenta o pesquisador Andre Luiz Neves, mestre no Programa de Pós-Graduação em Administração, orientado pelo professor Daniel Carvalho Rezende.

A pesquisa identificou que os principais traços de identidade dos fãs são o hermetismo no convívio, a determinação no alcance dos objetivos e a reflexão diante das situações cotidianas, muitas vezes realizada de forma lírica e romantizada. 

“Por meio das entrevistas, foi possível perceber que os fãs da banda são pessoas com personalidades, em geral, mais tímidas, com uma tendência a refletir sobre os diversos temas da vida, buscando, com isso, o seu desenvolvimento pessoal. Para a maioria deles, o momento que gostam de ouvir as músicas é quando estão sozinhos a pensar na vida, tranquilos ou com algum problema a resolver”, relatam.

Segundo os pesquisadores, a diversidade de temas das letras das músicas, característica apontada em várias entrevistas, acaba gerando certa indecisão na escolha de uma música com a qual o entrevistado mais se identifica. Dentre as mais citadas, estão: “O velho e o moço”, “Cara estranho”, “O vento”, “Conversa de botas batidas”, “Sentimental” e “Sapato Novo”. 

Além disso, outra característica comum entre os fãs de Los Hermanos é o ecletismo, pois muitos relataram ouvir diversos gêneros de música, fato esse que condiz com a mistura de gêneros e ritmos feita pela banda.

Os pesquisadores também consideram os fãs de Los Hermanos como “fãs maduros”, visto que possuem uma relação menos fixada na persona do artista e mais na obra construída. 

“Em uma entrevista à rede de televisão Multishow, no programa “Um chope com”, Marcelo Camelo afirma que as pessoas têm uma relação muito tranquila e cordata com a banda, mesmo os fãs mais aficionados que até tatuam a própria pele com letras de músicas e símbolos relacionados à banda. 

Segundo ele, ‘elas gostam muito da música, a música faz companhia a elas e não necessariamente isso chega até a gente [músicos da banda], é uma relação que as pessoas têm com a música’”.

E, de acordo com a pesquisa, escutar as músicas da banda Los Hermanos ainda continua sendo um hábito para os entrevistados, mesmo após a separação dos integrantes da banda, ou como eles preferem definir: um hiato por tempo indeterminado. 

“Sendo assim, a banda Los Hermanos ainda suscita a admiração dos fãs, o que reforça as práticas de consumo de produtos e serviços associados ao grupo”, afirmam.

com Camila Caetano - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...