Pular para o conteúdo principal

TRÊS CORAÇÕES GANHA CENTRO JUDICIÁRIO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS


Com o objetivo de incentivar a pacificação social e estimular os métodos alternativos de solução de conflitos, mais um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) foi inaugurado em Minas. 

A nova unidade foi instalada na comarca de Três Corações, no Sul de Minas, durante solenidade presidida pela 3ª vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Mariangela Meyer, e realizada no salão do júri do fórum local, na última quinta-feira, 18, com a presença de várias autoridades.

Ao discursar, durante a solenidade de instalação, a desembargadora ressaltou que o Novo CPC “trouxe os anseios buscados até então no sentido de estimular o que foi chamado de ‘Cultura da Paz’, com grande destaque para a mediação e conciliação, novidades que, para se firmarem como instrumentos de solução de conflitos, de forma rápida e eficiente, têm exigido mudança de postura e ações efetivas por parte dos tribunais, como também por parte dos segmentos da sociedade civil organizada.

Com o objetivo de edificar uma nova cultura na resolução dos conflitos, diante do crescente aumento no número de feitos judiciais em tramitação no Brasil, a desembargadora afirmou que o esforço tem sido o de implementar uma Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses, consoante o disposto na Resolução 125 do CNJ. 

“Nesse contexto, procuramos oferecer, ao lado do processo judicial, outros mecanismos para a resolução das controvérsias, em especial a conciliação e a mediação, oportunizando que as próprias partes envolvidas em um conflito, com o auxílio de um facilitador, possam dialogar e negociar a construção da solução que melhor satisfaça seus interesses e necessidades”, destacou.

A magistrada ressaltou ainda que, na comarca de Três Corações, a cultura da solução consensual de conflitos já foi iniciada, por meio da Central de Conciliação. “Hoje a comarca dá um novo passo, com a inauguração do Cejusc”, disse, lembrando que, contemplando o setor pré-processual, foi celebrado convênio para instalação de um Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre) na Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), “que representa a abertura de mais uma porta de acesso ao judiciário sempre na buscar de possibilitar uma resolução de conflitos segura, rápida e eficaz.”

Justiça mais dinâmica
“O novo Código de Processo Civil trouxe em seu bojo a previsão de criação de Cejuscs, responsáveis pelas audiências de conciliação e mediação. Extrai-se, do novo comando processual, o estímulo ao uso de todas as formas de solução consensual de conflito. Assim, a instalação da central judiciária, na comarca de Três Corações, está ligada diretamente à necessidade de mudança do Judiciário. A paz só se consegue quando se oferece uma prestação judiciária efetiva e célere e o caminho de uma Justiça mais dinâmica”, destaca a juíza coordenadora da unidade, Glauciene Gonçalves da Silva.

A magistrada, que é diretora do foro da comarca, destaca que grandes desafios e oportunidades apresentam-se com as novas previsões do novo Código de Processo Civil, “ao trazer sua maior contribuição para a tentativa de uma maior celeridade da vida extrajudicial/judicial, por meio do papel de destaque e relevância dado aos meios consensuais de litígio.” 

Na avalição da juíza, caberá, no entanto, “aos magistrados, aos advogados, aos conciliadores e mediadores, cada vez mais capacitados para atuarem, e às partes, utilizarem-se de forma efetiva e eficaz dos mecanismos trazidos pela nova lei.”

O Cejusc irá funcionar na Rua Darcy Brasil, 39 – Centro. Além de Três Corações, a comarca é integrada pelos municípios de São Bento Abade e São Tomé das Letras.

São Lourenço e São Gonçalo do Sapucaí
Já na sexta-feira, 19, foram instalados Cejuscs em duas outras comarcas mineiras: São Gonçalo do Sapucaí, às 10h30, no Fórum Belmiro de Medeiros (Rua Monsenhor Hevêncio, 10, e São Lourenço, às 17h, no Fórum Mário Mascarenhas de Oliveira (Praça Doutor Emílio Abdon Póvoa, 0). As duas solenidades também foram presididas pela 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...