Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA O LABORATÓRIO COMUNITÁRIO DE INOVAÇÃO SOCIAL DE MG, QUE É DESTAQUE INTERNACIONAL

Bliblioarte Lab, de Poços de Caldas, produz inovação social que já impactou a vida de mais de 100 mil jovens

Por Redação SIMIBelo Horizonte/MG

Crédito: Divulgação


Minas Gerais tem uma biblioteca que está chamando a atenção da comunidade internacional de inovação e impacto social. De dentro do pequeno mezanino da Biblioteca Municipal de Poços de Caldas, a comunidade leitora, artistas digitais, desenvolvedores, pesquisadores, educadores e empreendedores criativos produzem inovações sociais que já impactaram a vida de quase mil jovens.

Chamado de BiblioArte LAB, o laboratório comunitário de inovação social foi certificado e premiado por organizações como Unesco, Finep, Instituto Péter Murányi, entre outros. Recentemente, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) reconheceu a contribuição do projeto para a cultura de inovação brasileira e indicou o BiblioArte LAB como finalista do Prêmio Jabuti 2018, no entanto, o espaço não conquistou a premiação.

A experiência vem sendo desenvolvida há três anos pela organização social Casa da Árvore - Cultura Digital e Aprendizagem Criativa. Neste tempo, o BiblioArte LAB vem desenvolvendo uma abordagem para bibliotecas públicas ampliarem sua contribuição com os desafios locais para o desenvolvimento sustentável (ODS_ONU) e outros pactos globais, como a Alfabetização Midiática Informacional (AMI_Unesco).

“Estamos mostrando que as bibliotecas podem ser o coração da aprendizagem para o século XXI, além de um elemento estratégico na promoção de inovações de base comunitárias, que impactem realmente na redução das desigualdades”, disse Aluísio Cavalcante, o designer de inovação e cofundador da Casa da Árvore, Aluísio Cavalcante.

O objetivo do BiblioArte LAB é criar em bibliotecas públicas, comunitárias e escolares uma ambiente favorável para que a comunidade seja a grande protagonista de transformações sociais a partir de suas experiências tecnológicas e de leitura de mundo.

Os resultados são visíveis, como no aumento de 60% no fluxo de jovens na Biblioteca Centenário e de 30% na frequência de leitura literária espontânea entre os participantes do laboratório. Pelos impactos e o potencial para transformar a realidade de outros contextos socioculturais, o projeto também recebeu o Prêmio ARede.Educa e é uma das 137 iniciativas brasileiras com o certificado de Inovação e Criatividade na Educação Básica (MEC, Ashoka).

Educação, cultura e novas tecnologias como base para inovação social

Crédito: Divulgação


Além do BiblioArte, o projeto destacou ainda que o projeto possui duas linhas de atuação: os Laboratórios Criativos de Leitura e Cultura Digital (LAB Criativo) e o Fomento a Empreendimentos Criativos.

De acordo com Leila Dias, empreendedora social e fundadora da ONG Casa da Árvore, o LAB Criativo é um convite para crianças e adolescentes criarem produtos culturais tecnológicos a partir das suas experiências literárias. 

“Constitui-se de um conjunto de atividades dedicadas a ampliar as habilidades desses jovens leitores com novas linguagens e novos processos informacionais.” Ainda de acordo com a coordenadora, o Lab é um desafio divertido que integra de maneira lúdica o estímulo à leitura, a alfabetização midiática informacional, a experiência vocacional e o protagonismo social. Entre os laboratório oferecidos estão o LAB Robótica Poética, o LAB GIFS Literários, o LAB Rede de Leitores e o LAB Hiperespaços de Leitura.

Ao trabalhar Empreendimentos Criativos de Impacto Social do BiblioArte LAB, a biblioteca passou a acolher grupos de jovens, muito deles, talentos das áreas da tecnologia, das artes e da comunicação, garantindo acesso a meios de produção e o apoio técnico e profissional para o desenvolvimento de projetos experimentais. 

Dentre as iniciativa aceleradas está a revista literária infantojuvenil eletrônica Página 9 ¾ e o aplicativo LEIA_ME!, uma rede social desenvolvida com a participação de usuários da biblioteca, além do movimento de ocupação literária #TerritóriosLiterários, que explora as mídias locativas para transformar as cidades em uma grande e livre plataforma de influência de leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...