Pular para o conteúdo principal

ECONOMISTA AFIRMA QUE APOSTAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA É O MELHOR INVESTIMENTO DE TODOS

Durante evento de celebração dos 17 anos da organização United Way Brasil, Ricardo Paes de Barros falou a empresários de multinacionais. Para ele, “investir nas crianças significa cuidar do futuro do país”
O economista Ricardo Paes de Barros e Gabriella Bighetti, diretora executiva da United Way Brasil, durante café da manhã em celebração aos 17 anos da organização no Brasil

Representantes de multinacionais, como Ecolab, Lear Corporation, Morgan Stanley, Owens Illinois, P&G e PwC, participaram, no último dia 7, de evento em comemoração ao aniversário de 17 anos da organização United Way Brasil, que atua no desenvolvimento de crianças e jovens brasileiros. 

O palestrante Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, mostrou que o investimento na primeira infância é o de resposta mais rápida e intensa para qualquer país, além de os resultados se estenderem por um longo período. 

“Há inúmeras razões para se investir nos anos iniciais de desenvolvimento, mas a melhor delas é o próprio direito humano. No entanto, se pensarmos como retorno econômico, esse ainda é o melhor investimento de todos”, revela.

E a mudança demográfica do país também é uma das mais acentuadas do mundo. “Isso significa que hoje temos a maior população jovem que teremos por um bom tempo, pois a taxa de natalidade cai de forma expressiva”, explica.

Por outro lado, a carência na educação traz um prejuízo de R$ 100 mil por jovem fora da sala de aula. Dessa forma, ainda segundo Barros, o papel da sociedade civil e das ONGs é agir em termos de advocacy, garantir a transparência e promover a inovação, principalmente na área da juventude. 

“É preciso juntar esforços e recursos coletivos, entre sociedade civil, empresas e pessoas físicas e convencer o governo brasileiro para a necessidade urgente de garantir oportunidades e equidades, começando nos primeiros anos de vida”.

Gabriella Bighetti, diretora-executiva da United Way Brasil, chama a atenção para a importância do engajamento do setor privado no desenvolvimento da primeira infância. 

Segundo pesquisas apresentadas na cartilha “Aposte na Primeira Infância”, lançada este ano, desenvolvida pelo Instituto GPTW, em parceria com a United Way Brasil e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, empresas que adotaram programas em prol da primeira infância tiveram impacto direto na produtividade e rotatividade dos funcionários, esta última caindo de 21% para 9,9%. 

“Crianças bem assistidas mudam o mundo. Cuidar delas é construir, no hoje, a sociedade que queremos. Por isso o papel das empresas e o envolvimento dos funcionários pode ser tão relevante nesse processo”, afirma.

Na prática – desenvolvido desde 2012 pela United Way Brasil, o Crescer Aprendendo já beneficiou mais de 2 mil crianças de 13 centros de educação infantil. 

O programa utiliza diferentes estratégias para potencializar o desenvolvimento e aprendizado da Primeira Infância: promove encontros presenciais com os familiares dessas crianças para disseminar conhecimentos sobre diferentes temas, como a Importância do Brincar, o Papel do Pai, Alimentação saudável, entre outros. 

Os conteúdos trabalhados nos encontros presenciais também são reforçados ao longo da semana por meio de uma plataforma virtual.

E, por acreditar na força do impacto coletivo, a United Way Brasil também promove o voluntariado corporativo durante o “Dia Viva Unido”, evento que reúne cerca de 200 voluntários de diferentes empresas e áreas em prol da Primeira Infância. 

Este ano, o projeto o projeto acontece em parceria com a Ecolab, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Lear Corporation, Lilly, Morgan Stanley, Owens Illinois, P&G, Pitney Bowes e PwC. Em uma ação coletiva, os voluntários fazem um mutirão para revitalizar espaços de brincadeiras e vivência em centros de educação infantil. 

A programação também beneficia a comunidade local, com a recuperação da Praça do Campo Limpo. A região é conhecida pelo baixo IDH e as altas taxas de mortalidade infantil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...