Pular para o conteúdo principal

GRUPO DE ESTUDOS DA UFLA REALIZA FEIRA DE EMPREENDEDORISMO MIRIM EM ESCOLA MUNICIPAL


Empreender desde jovem é possível. Essa é a proposta do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (Niesp), formado por professores e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Administração e Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA). 

Na manhã desta quarta-feira, 21, foi realizada a 1ª Feira de Empreendedorismo Mirim, com a apresentação dos trabalhos dos alunos do 9º ano da Escola Municipal Paulo Menicucci.

O projeto piloto “Empreendedorismo na Escola” é realizado na Escola Paulo Menicucci desde agosto deste ano e procura trabalhar exclusivamente com uma turma, a fim de obter resultados que possibilitem maior envolvimento e aprendizado dos estudantes.

De acordo com a professora Daniela Meirelles Andrade, do Departamento de Administração e Economia (DAE) da UFLA e uma das coordenadoras do Niesp, neste segundo semestre de 2018, o foco é dar ao aluno um novo olhar sobre a empregabilidade. 


“Eles estão fechando o ciclo do Ensino Fundamental II, logo eles vão começar o Ensino Médio, depois vem a perspectiva tradicional, que é o vestibular, o Enem. Esse projeto vem trazer um novo olhar. Talvez o estudante não queira seguir o caminho convencional; às vezes eles têm habilidades e competências diferentes da acadêmica. Por exemplo, tem uma aluna nessa feira que desenvolve um projeto com vidros e ela já ajuda financeiramente a família com a venda dos produtos. Então, se ela aprimorar um pouco, em termos de formalização desse negócio, ela pode encontrar um meio de empregabilidade. E é dentro dessa perspectiva que esse projeto pretende atuar.”

Para a aluna do 9º ano Yanca Beatriz Chagas Silva, participante da Feira e que expôs seu trabalho de doces, as aulas sobre empreendedorismo têm tirado ela da zona de conforto. 

Yanca, que vendeu juntamente com o grupo, todo o estoque de trufas e mousses em poucos minutos, ficou surpresa com a venda e aceitação dos outros alunos da Escola.

“Eu fiz coisas que eu não sabia que poderia fazer e pude contar com a ajuda da minha mãe, que adorou me auxiliar. A partir dessas aulas, penso até em ter uma loja de chocolate! ”, completa.

Todos os trabalhos expostos foram avaliados pelos membros do Niesp e as melhores propostas serão exibidas no II UFLA faz Extensão, que ocorre na UFLA na próxima quarta-feira, 28. Confira a lista de atividades do evento.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...