Pular para o conteúdo principal

PBH ENTREGA APITOS E FOLHETOS EDUCATIVOS SOBRE ASSÉDIO ÀS PASSAGEIRAS DE ÔNIBUS


A terceira etapa da Campanha contra o Assédio Sexual a Mulheres no Transporte Público, desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte, teve início na manhã desta quarta-feira, 31, com a entrega de apitos e folhetos educativos às passageiras da Estação São Gabriel, feita pelas agentes femininas da Guarda Municipal e da BHTrans. 

Como integrantes do Grupo contra o Assédio, elas chegaram ao setor de embarque e desembarque às 6h30, horário de pico, e permaneceram até às 9h, quando o número de usuárias de ônibus já era bastante reduzido.

Cerca de 500 apitos e folhetos foram entregues em abordagens feitas diretamente às mulheres para incentivá-las a romper o silêncio contra os casos de importunação sexual que ocorrerem nos ônibus. 

A maioria reagia com sorrisos que vinham acompanhados de desabafos e até relatos emocionados de situações constrangedoras de abuso sofridas dentro de coletivos. Novas rodadas de distribuição serão agendadas nas próximas semanas.

Hoje, ao conhecerem as dicas contidas no material sobre atitudes que configuram assédio ou importunação sexual e ainda como elas devem buscar ajuda imediata para garantir a punição dos abusadores, várias passageiras pediram folhetos e apitos extras para repassarem também às filhas, irmãs ou amigas. 

“Nossa a expectativa é que a população em geral, incluindo os homens, passe a agir de forma solidária com as vítimas e até se prontifiquem a servirem de testemunhas quando os casos forem encaminhados a uma delegacia da Polícia Civil’, explicou a guarda municipal Aline Oliveira.

Apitos x silêncio
A constatação de que a maioria das vítimas alegava não ter denunciado seus abusadores e, portanto, não tinham levado o caso ao conhecimento da polícia, foi o que motivou a idealização da campanha pela Prefeitura, no início deste mês, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção. 

A ideia de adotar a distribuição de apitos surgiu como um ato simbólico contra o silêncio, para que as mulheres façam uso dele no momento em que sofrerem o assédio.

No fim de setembro, foi sancionada a lei que tipifica o crime de importunação sexual, caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem sua anuência. 

Casos que foram retratados pela imprensa nacional, de homens que se masturbavam e ejaculavam em mulheres no interior de transporte coletivo, estão incluídos nesta categoria. 

Antes, isso era considerado apenas uma contravenção penal, com pena de multa. Agora, o autor pode pegar de 1 a 5 anos de prisão.

Etapas
A fase inicial da campanha foi marcada por uma série de reuniões de alinhamento entre as agentes da Guarda Municipal, da BHTrans e pela parceria firmada com a CBTU, para combate da importunação sexual também no metrô. 

A segunda etapa consistiu na capacitação de profissionais que atuarão como multiplicadores junto a motoristas e trocadores das linhas de ônibus da capital, sobre como deverá ser o auxílio prestado às passageiras que denunciarem a prática de importunação sexual dentro dos coletivos.

Nesta segunda etapa uma equipe de técnicos do Transfácil deu demonstrações da funcionalidade do dispositivo que está sendo chamado de Botão do Assédio, já instalado em todos os veículos da BHTrans que circulam pela capital. 

O equipamento será acionado pelo motorista do coletivo, emitindo um alerta que será captado, simultaneamente, pela Transfácil e pela coordenação do Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH). 

Isso possibilitará a localização exata do coletivo onde ocorreu o assédio sexual para que a Guarda Municipal possa interceptar o carro e tomar as providências necessárias para o encaminhamento do acusado à delegacia da Polícia Civil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...